Na última semana, durante homenagem aos professores, foram entregues os prêmios do Schroeder Educa+, um projeto instituído pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no ano de 2025 com o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar as práticas pedagógicas e de gestão inspiradoras realizadas pelos profissionais da educação no município.
Mais do que uma premiação na Acias, o Schroeder Educa+ é uma celebração da dedicação e do impacto transformador promovido diariamente nas salas de aula, escolas e nos centros de educação infantil da rede municipal pelos profissionais envolvidos com a educação schroedense.
Além dos prêmios, a Semed prestou uma homenagem muito especial aos profissionais que dedicaram 25 anos ou mais de suas vidas à educação pública municipal, por meio de vínculo efetivo oriundo de concurso público, não sendo computados os períodos de vínculo temporário.
Projeto pioneiro
A secretária de educação do município, Luana Mayer, e o prefeito de Schroeder, Jair Bridaroli, desenvolveram a ideia para valorizar as práticas inspiradoras dos profissionais.
“Queremos que nossa educação seja de qualidade, quanto mais fomentarmos esse tipo de prática, mais positivo o impacto para os nossos alunos”, comentou Luana Mayer.
“Quando criamos este prêmio tivemos a preocupação de que todos pudessem participar, não só os professores em geral como os profissionais do administrativo”, acrescentou.
Segundo ela, o objetivo do projeto é fortalecer o trabalho que já acontece na rede municipal de ensino, com iniciativas isoladas nas unidades escolares neste formato de premiação.
Estimula a troca de experiências e a melhoria contínua das práticas educacionais e reforçar o compromisso com uma educação pública de qualidade, centrada no estudante.
Os vencedores
Adriane Hilger, do CEIM Girassol – 1° lugar – Educação Infantil com Clássicos Literários: contando, cantando e encantando.
Sheila Souza, do JI Pingo de Gente – 1° lugar – Jardim de Infância, com Era uma vez 100 vezes e Karine Medeiros Borba, do JI Branca de Neve – Eu planto, cuido e transformo meu ambiente saudável (empate técnico).
Ivane Leu, da Clarice Lange Jacobi – 1° lugar – Anos Iniciais com Jogos, práticas e ludicidade na matemática.
Alexandre Oliveira, da Escola Santos Tomaselli – 1° lugar – Anos Finais, com Semana municipal da atividade física: atividade física como prevenção.
Edilane Valle, da Clarice Lange Jacobi – 1° lugar – Educação Inclusiva com O fantástico e divertido livro de Libras.
Jhéssica Frigotto, da Clarice Lange Jacobi – 1° lugar – Gestão Pedagógica, com a Blitz Pedagógica.
Professores homenageados
Miriam Kreutzfeldt – 40 anos;
Dalila Konell – 35 anos;
Harildo Konell – 35 anos;
IreIa Gaedtke – 33 anos;
Rosimeri Stein – 33 anos;
Ilva Baade – 32 anos;
Sueli Eurich – 31 anos;
Valdeni Lenzi – 31 anos;
Rosangela Motta – 31 anos;
Marilei Gaspar – 30 anos;
Armelinda Schmitt – 30 anos;
Leonidia Schroeder – 30 anos;
Marcia Vogel – 28 anos;
Marcio Sabino – 26 anos;
Cristiane Sabino – 26 anos;
Elisa Assis – 25 anos;
Maria Schmoller – 25 anos;
Carmen Schmitz – 25 anos;
Ivone Santos – 25 anos.

Foto: Divulgação