Desde o início da manhã de quinta-feira, 18, motoristas que circulam pela SC-401, que conecta o Centro com o Norte da ilha, já podem utilizar os primeiros trechos finalizados das obras da terceira faixa na rodovia. No sentido Centro, foi liberado o trecho entre o Cacupé e o Morro das Madeireiras. Para quem segue para o Norte, desde o viaduto do João Paulo até a passagem inferior do Cacupé. Nas primeiras horas de operação, a nova pista foi responsável pela redução do tempo de deslocamento dos veículos, melhoria indicada em análise encomendada pela Prefeitura de Florianópolis.
Foram avaliados os tempos no trânsito das últimas quintas-feiras, desde o início de novembro, tendo como base o período do início da manhã, entre 7h30 e 9h, no trajeto que vai do TICAN até a Avenida da Saudade. Os dados são do sistema de transporte público da Capital, gerados a partir do registro de sistemas de geolocalização.
Em 6 de novembro, motoristas levavam entre 45 e 57 minutos, com média próxima de 52 minutos para completar o trecho. Nas semanas seguintes, no mesmo dia, a média se manteve semelhante, com deslocamentos somando até 48 minutos. Na primeira quinzena deste mês, a média foi de 48 minutos, atingindo até 1h no dia 11 de dezembro.
Com mudança expressiva, na manhã desta quinta-feira, a duração das viagens caiu para uma média de 31 minutos. Por volta das 7h40, horário em que há grande fluxo de veículos neste sentido da rodovia, principalmente em direção ao trabalho, o trecho pôde ser concluído em 29 minutos, um ganho de cerca de 40% no tempo da viagem.
“Esse é um momento histórico para Florianópolis. A diminuição dos tempos de deslocamento dos ônibus provam que a obra já está fazendo a diferença na vida de quem sai de casa para trabalhar e precisa usar a SC 401. Também será essencial temporada, quando aumenta muito o movimento para essa região”, salienta o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
“As obras seguem, mas o que está pronto precisa estar assim, livre para o uso, porque a demanda pede. A terceira faixa significa um salto de qualidade para Florianópolis, com impactos diretos no cotidiano de quem vive aqui ou visita a nossa capital. É o trânsito fluindo com maior capacidade, através de uma infraestrutura adequada. Até o segundo semestre do ano que vem devemos entregar o que ainda falta, um investimento que integra as melhorias que estamos fazendo em estradas por todo o estado”, salienta o governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.