Missão brasileira formada por representantes de instituições de SC e de outros estados, liderada pela Acate, embarca para a China para participar da Global Innovators’ Zhejiang Tour 2025, evento que reúne setores de tecnologia, energia, nanotecnologia, comunicação e educação técnica, que acontece entre segunda a sexta-feira. Do estado, seguem representantes do Sebrae-SC, Crea-SC, Acif, IFSC, além da da Acate A programação inclui visitas técnicas a centros de pesquisa e parques de inovação. Os participantes também visitarão hubs como o Dream Town Innovation Park, o Hangzhou Future Sci-Tech City e o Zhejiang University Science Park. A missão ficará em Jiaxing, cidade entre Xangai e Hangzhou, na província de Zhejiang, uma das mais industrializadas e inovadoras da China. Com cerca de 65 milhões de habitantes e um PIB superior a US$ 1 trilhão, concentra polos de tecnologia e manufatura avançada. É sede de empresas como Alibaba, Hikvision, Geely, DeepSeek e Netease, além de abrigar dezenas de parques tecnológicos e centros de pesquisa.
Crea
O presidente do Crea-SC, Kita Xavier, integrante da missão que estará na China, diz que um dos principais objetivos é buscar conhecimento e aprender boas práticas sobre cidades inteligentes, conceito cada vez mais utilizado nas questões de urbanismo. A ideia é repassar esses conhecimentos para os engenheiros do estado.
Agricultura familiar
A Alesc aprovou, nesta quarta-feira, projeto de lei que determina que ao menos 30% das compras de alimentos do governo de Santa Catarina venham da agricultura familiar e da economia popular. O texto, de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT) segue agora para sanção do governador Jorginho Mello (PL).
Turismo
Santa Catarina acaba de ganhar uma entidade inédita de turismo, a Associação de Guias de Turismo (AGT-SC). A entidade foi fundada por um grupo de 21 guias de turismo profissionais de todas as regiões do Estado e elegeu para presidente Mário Costa Júnior, de Florianópolis, que está finalizando este mês o seu mandato à frente do Destino Floripa & Região.
Sem volta

Foto: Luciola Villela/CMRJ
Emocionado, o vereador Carlos Bolsonaro anunciou na tribuna da Câmara do Rio de Janeiro que vai renunciar à vaga para se mudar para São José e deflagar a sua pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina pelo PL. Independentemente de pesquisas e críticas, o filho 02 será, de fato, um dos principais personagens das eleições de 2026.