O mutirão realizado pelo projeto Justiça Eleitoral em Movimento atendeu 478 eleitores em Araquari. As ações aconteceram em três bairros: Centro, Itinga e Itapocu, entre os dias 10 e 28 de Novembro.
A maior solicitação foi pela transferência de título de eleitor para Araquari, um reflexo do crescimento da cidade.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024, a população da cidade é de 50.187 moradores, mas o cadastro da Celk (sistema de gestão de saúde) contabiliza 60.994 cadastros existentes, um reflexo mais fiel da real população do município.
Câmara rejeita cassação da deputada Carla Zambelli
Segundo a base de dados do TRE/SC, Araquari possui 26.910 eleitores.
A ação faz parte do projeto Justiça Eleitoral em Movimento que tem o objetivo de expandir os serviços eleitorais a comunidades não alcançadas pelo atendimento presencial.
No local, foi possível tirar a primeira via do título de eleitor, transferir o endereço de votação, cadastrar a biometria, regularizar débitos entre outros.
Quem não conseguiu comparecer deve se deslocar até o município vizinho, São Francisco do Sul (SC), onde está localizado o cartório de referência para os eleitores de Araquari. A 27ª Zona Eleitoral vai trabalhar até o dia 19/12/2025 e depois entra em recesso, retornando aos trabalhos no dia 07 de Janeiro de 2026.
Números da ação Justiça Eleitoral em Movimento – Araquari
- 478 – atendimentos
- 226 – bairro Itinga
- 81 – bairro Itapocu
- 171 – Centro
Quais documentos levar
No dia do atendimento não se esqueça de levar comprovante de residência ou de vínculo com o município. A foto será coletada no local.
- Documento de Identificação:
- carteira de identidade (RG) ou
- certidão de nascimento ou
- certidão de casamento ou
- passaporte (novo modelo) ou
- outro documento de identificação com validade legal
Atenção: a carteira de motorista (CNH) não é aceita para o primeiro título (alistamento). A pessoa do gênero masculino que solicitar seu primeiro título no ano em que completar 19 anos deverá apresentar também a quitação militar.
Quem pode transferir o título para Araquari
Você sabia que para transferir o título para uma cidade, não precisa ser necessariamente morador? Poucos sabem, mas quem trabalha ou tem vínculos afetivos com o município, pode transferir o título para o local que desejar.
Para votar no município desejado, você deverá comprovar que reside ou que possui ligação com o município. Os seguintes vínculos permitem votar no município:
residencial: basta apresentar qualquer comprovante de residência no município (fatura de energia elétrica, água, gás ou telefone, por exemplo)
familiar: poderá apresentar, por exemplo, comprovante de endereço de qualquer familiar que resida no município ou
profissional: neste caso, a pessoa trabalha, de maneira presencial ou remota, para outra pessoa física ou jurídica localizada no município; ou sua atividade tem abrangência sobre o município desejado (por exemplo, município pertence à sua área de vendas). Poderá apresentar contrato de trabalho, contracheque ou qualquer outro documento que comprove sua atuação no local ou
comunitário: aqui, a pessoa possui vínculos com a comunidade, como ser sócia ou frequentadora de clube localizado no município; ou ter sido convocada ou convidada a jogar campeonato de futebol, vôlei ou outra modalidade esportiva em nome do clube ou do município. Poderá apresentar, por exemplo, carteirinha do clube ou declaração que ateste sua convocação ou participação em campeonato local
afetivo: poderá apresentar qualquer comprovante que demonstre seu apreço ou ligação emocional com o município, como, por exemplo, ter estudado em colégio ou faculdade situados no município.
Dúvidas
Mais informações podem ser adquiridas no 0800-647-3888, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
O cartório de referência para os eleitores de Araquari está localizado em São Francisco do Sul (SC).
027ª Zona Eleitoral – São Francisco do Sul/
Rua Coronel Oliveira, 289 – Centro, São Francisco do Sul, SC
Fones: 0800 647 3888 Ramal 8094/ (47) 98815-1072
E-mail: [email protected]