A nova prainha da Barra da Lagoa, próxima ao acesso do canal do bairro e às margens da SC-406, passará por um processo de enriquecimento ambiental nesta segunda-feira (08), a partir das 7h. Nesta ação, a Prefeitura de Florianópolis, junto com a ACIF e a Arboran, fará o plantio de mudas de diferentes espécies de restinga em uma área de 2,1 mil metros quadrados de areia, tendo como intuito o enriquecimento da biodiversidade e a proteção do solo.
“Entre outros benefícios, dar condições para que se estabeleça uma vegetação de restinga sadia neste espaço faz com que a areia ali depositada ganhe maior estabilidade, minimizando a chance de dispersão pela ação dos ventos. Além disso, traz maior beleza ao espaço”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne. Entre as espécies a serem plantadas na força-tarefa desta segunda estão: Ipomoea pes-caprae (Salsa-da-praia), Canavalia rosea (Feijão-da-praia) e Alternanthera litorais (Sempre-viva-da-praia).
A área da nova praia, de 6,4 mil metros quadrados, é oriunda do processo de manutenção de urgência para retomada da navegabilidade do canal que liga à Lagoa da Conceição ao mar. Desde a última semana, vem sendo qualificada pela administração municipal com instalação de equipamentos para lazer e esportes, como deck de madeira e três quadras de esportes de areia. A previsão é de que todas as estruturas sejam finalizadas antes das festividades do Natal.