Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Celebração com jovens e parceiros fortalece o programa Novos Caminhos

Solenidade reuniu jovens acolhidos por famílias da região e apoiadores do programa

Por: Pedro Leal

04/12/2025 - 16:12 - Atualizada em: 04/12/2025 - 17:53

O programa Novos Caminhos, iniciativa da FIESC em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação Catarinense de Magistrados (AMC), que apoia crianças e adolescentes em situação de acolhimento familiar, celebrou na quarta-feira, dia 3, mais um ano de atividades. A solenidade contou com a entrega de certificados de conclusão de cursos de formação e homenagens a parceiros da comunidade.

Na ocasião, 41 jovens receberam certificados, enquanto 18 empresas cidadãs foram homenageadas. Também foram entregues diplomas a 38 empresas e instituições amigas do programa e a 42 voluntários que contribuem com a iniciativa. A ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo da entidade foram reconhecidos pelo apoio ao programa.

A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, da Vara da Família, Infância e Juventude, ressaltou a importância do programa para que jovens em serviços de acolhimento em Jaraguá do Sul e Guaramirim possam se preparar, por meio da profissionalização, para ingressar no mercado de trabalho.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo a magistrada, os resultados expressivos alcançados refletem o engajamento da sociedade, que se mobiliza por meio de parcerias com empresas e instituições. O sucesso em Santa Catarina tornou o programa referência nacional: o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que Tribunais de Justiça em outros estados desenvolvam ações semelhantes, voltadas à assistência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com foco na formação escolar e na empregabilidade.

“Temos adolescentes com enorme potencial para cursar a universidade. Precisamos ampliar as oportunidades, garantindo acesso ao mercado de trabalho e permitindo que estes jovens retribuam à sociedade que os acolhe”, destacou Daniela Dias Morelli.

O vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, incentivou os jovens a seguirem em busca de objetivos ainda maiores. “Não esqueçam que chegar até aqui é apenas uma etapa da jornada. Estejam cercados de bons amigos, de companhias que estarão ao lado de vocês na construção deste futuro”, afirmou. Bayer também agradeceu o apoio contínuo de empresas e entidades, fundamentais para que os jovens acolhidos, ao atingirem a maioridade, possam conquistar autonomia profissional.

Desde sua criação em 2013, o programa Novos Caminhos já beneficiou 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens em Santa Catarina. Através de sua rede de parceiros, oferece acompanhamento socioemocional, atendimento em saúde, educação e qualificação profissional.

Nesse período, foram realizadas 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes, além de 2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho — incluindo empregos formais, estágios e programas de aprendizagem industrial em áreas como informática, robótica, costura e logística. O objetivo é preparar os jovens para enfrentar os desafios da vida adulta com mais segurança e perspectivas de futuro.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).