A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que as obras de triplicação da SC-401, no Norte da Ilha de Santa Catarina, seguem com calendário adiantado e já têm cerca de 50% de conclusão no geral.
O Governo do Estado, por meio da SIE, continua atuando, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, para liberar, até o dia 19 de dezembro, a terceira faixa na região do Morro das Madeireiras – um gargalo histórico – e, também, na reta do Centro Administrativo. Além disso, devem ser concluídas mais trechos de terceiras faixas e as ruas marginais que já estão em uso.
Outro aspecto importante é que a SIE e a Prefeitura decidiram antecipar a já tradicional proibição de veículos pesados na SC-401 durante os meses de Alta Temporada de Verão.
A restrição passa a valer, neste ano, a partir do dia 15 de dezembro. É mais uma medida para ajudar a melhorar o fluxo de veículos na rodovia durante este período do ano. As restrições valerão até o dia 22 de fevereiro de 2026.
A restrição vale para veículos pesados com PBT acima de 23t, exceto ônibus e micro-ônibus, englobando o ponto mais crítico da rodovia SC-401 (Morro do Monte Verde), iniciando no Km 19,1 e finalizando no Km 16,8. Apenas no sentido Centro – Bairro.
O horários de trânsito restrito na SC-401 serão os seguintes: das 9h às 13h e das 16h às 20h.
Importante lembrar, ainda, que o prazo contratual para a conclusão das obras de triplicação – aguardadas há pelo menos 20 anos – é no segundo semestre de 2026.
O Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo mais de R$ 73 milhões nas obras de triplicação da SC-401.