Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Como funcionará o primeiro Hospital Veterinário Municipal com atendimento gratuito de Florianópolis

Foto: Duivulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

04/12/2025 - 09:12 - Atualizada em: 04/12/2025 - 09:57

Florianópolis avança na política de bem-estar animal com a construção do primeiro Hospital Veterinário Municipal. A Prefeitura assinou a ordem de serviço para o início das obras e sancionou novas legislações que fortalecem a proteção animal, como a proibição do comércio irregular de pets e a restrição para que pessoas condenadas por maus-tratos possam adotar. As obras iniciam em janeiro e devem levar aproximadamente três meses para conclusão total da nova estrutura.

Com o novo hospital, a estrutura de atendimento veterinário gratuito será ampliada e modernizada. O Hospital será construído em anexo à atual sede da Dibea, localizada na SC-401, nº 114, no Itacorubi. O hospital será destinado a animais de moradores de Florianópolis inscritos no CadÚnico, com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo. Também serão atendidos protetores cadastrados pelo município, animais comunitários cadastrados, pets de pessoas em situação de rua e animais adotados na Dibea.

A unidade oferecerá uma gama de atendimentos que inclui clínica geral, emergências, cirurgias, castrações, microchipagem, exames laboratoriais, exames de imagem e tratamentos especializados. Um dos principais avanços é a implementação de plantão 24 horas para animais sob responsabilidade da Dibea e para os que estiverem internados no Hospital Veterinário. Casos de urgência, como atropelamentos, também terão atendimento ininterrupto. Consultas clínicas para o público ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Com o novo Hospital Veterinário Municipal, Florianópolis busca ampliar o atendimento à população que tem o seu pet em casa e uma consulta veterinária pesaria no bolso”, explica o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “Esse é um marco importante para o bem-estar dos animais. Estamos fortalecendo a estrutura da Dibea para que cada vez mais seja possível atender essas demandas por atendimento e cuidados para os pets”.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.