Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lagoa do Peri em Florianópolis hasteia Bandeira Azul pela décima vez

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

04/12/2025 - 07:12

Nesta quinta-feira (04), às 9h, será hasteada pela décima vez a Bandeira Azul na Praia da Lagoa do Peri, situada dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, no sul de Florianópolis. A certificação, válida para a temporada 2025/2026 e concedida em 3 de outubro, reconhece a eficiência das ações de conservação e recuperação ambiental realizadas no local.

A Bandeira Azul é a principal premiação mundial dedicada à qualidade socioambiental de praias, marinas e embarcações. No caso da Lagoa do Peri, o selo destaca o trabalho desenvolvido na Unidade de Conservação pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

“O prêmio, além de reconhecer o cuidado da gestão municipal na Lagoa do Peri, consolida a capital como referência em turismo sustentável. O empenho de toda a equipe, especialmente nas iniciativas de educação ambiental, é fundamental para que essa conquista se repita”, afirma o presidente da Floram, Lucas Gonçalves.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Foto: Allan Carvalho/PMF

A avaliação considera 38 critérios relacionados à gestão ambiental, qualidade da água, educação, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Entre os pontos analisados estão a limpeza da praia, a infraestrutura de sanitários e coleta de resíduos, o monitoramento de habitats sensíveis, a oferta de serviços e condições de segurança, além da qualidade da água e da ausência de poluentes nos mananciais.

“Esse reconhecimento reforça que preservar a Lagoa do Peri é um compromisso que beneficia toda a cidade. Seguimos ampliando o monitoramento e aprimorando a gestão da área para garantir que seus padrões ambientais avancem a cada temporada”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.