O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, defendeu o aumento de salário para juízes durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ, em Florianópolis e encerrado nesta terça-feira (02). O ministro, cujo salário atual é de R$ 46.366,19, foi aplaudido pela plateia de magistrados no teatro do CIC.
Alexandre de Moraes afirmou que os magistrados não devem ter vergonha de reivindicar uma “remuneração digna” e transparente. Segundo ele, a falta de salários competitivos leva o Judiciário a perder profissionais qualificados que buscam cargos onde, além do salário, eles podem advogar, como consultorias na Câmara e no Senado.
O ministro defendeu que os colegas mudem o enfoque da reivindicação. Afinal, para Moraes, o pleito não deve ser visto como corporativismo, mas sim como uma medida para a “segurança institucional”. Dessa forma, segundo o ministro, devem garantir que “os melhores entrem e os melhores permaneçam” na magistratura.
O ministro citou ainda casos de magistrados que prestam novos concursos buscando carreiras em que seja possível, além da remuneração, exercer a advocacia após deixarem a magistratura.
Moraes defendeu a valorização da carreira, destacou a importância da estabilidade institucional do Judiciário e afirmou que o país “precisa de juízes preparados, independentes e bem remunerados”.
Ver essa foto no Instagram