Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Museu Histórico celebra 20 anos com foco na Consciência Negra

Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

02/12/2025 - 20:12 - Atualizada em: 02/12/2025 - 20:16

O Museu Histórico de Jaraguá do Sul “Emílio da Silva” tem se destacado como um espaço de memória e reflexão ao valorizar a cultura local promovendo o diálogo sobre questões sociais e identitárias na construção de um futuro mais inclusivo.

Ao iniciar suas atividades, em 2005, a professora e chefe do Museu, Ivana Cavalcanti incluiu, no calendário anual de exposições temporárias, uma mostra dedicada à Consciência Negra, com o objetivo de estimular a reflexão e provocar mudanças sociais em nossa cidade.

“A primeira exposição em 2005 foi em Homenagem a Zumbi dos Palmares, demonstrando por meio da arte, quadros, objetos, música, culinária e pesquisas um pouco do resgate histórico dos negros de âmbito nacional, catarinense e regional. É com grande satisfação que observo a evolução das exposições temporárias no Museu sobre o tema da Consciência Negra, a continuidade de um projeto que visa promover a equidade social é compromisso firmado com a história, com a ancestralidade”, afirmou Ivana.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Neste ano, a exposição “A Presença Negra em Jaraguá do Sul: Invisibilidade e Resistência” celebra duas décadas de exposições e reafirma o compromisso do museu em apresentar todas as histórias que compõem Jaraguá do Sul.

Esta iniciativa é um convite à reflexão e, sobretudo, um chamado para que cada visitante olhe a história de Jaraguá do Sul por outras lentes: as lentes da presença negra, da resistência e da memória.

A mostra homenageia a resistência, a luta da população negra e convida a comunidade a refletir sobre questões de inclusão e diversidade.

Para o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser, a expectativa é que esta exposição “seja um passo importante para reconstruir a memória coletiva de forma mais justa, plural, e, seja inspiração para o diálogo, empatia e compromisso com uma cidade que valoriza todas as suas raízes”.

Horário de visitação

De segunda a sexta-feira: 7h30-11h30/13h-16h30

Aos sábados abre no sábado legal

Data: 18/11 a 18/12 de dezembro

Agendamento grupos acima de 10 pessoas e escolas através do e-mail: [email protected]

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).