Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Olha quem está chegando!

Por: Luiz Carlos Prates

04/12/2025 - 07:12

Quem está chegando? O ano novo, que de novo vai ter muito pouco para a maioria. Passamos pela vida tentando enganar a nossa consciência. Tempo perdido. Há dentro de nós, mesmo que neguemos, um tribunal de justiça. O nosso tribunal é um tribunal de que não escapamos, por mais “espertos” que sejamos diante das mentiras que pregamos a nós mesmos. Vamos pagar por tudo. Tanto isso é verdade que na Psicologia se estuda os chamados “mecanismos de defesa do ego”, mentiras geradas pelo subconsciente visando a nos inocentar dos nossos erros. Mais uma vez estamos diante de uma das maiores trapaças da história humana: um ano novo. Prometemos que o ano que vai chegar será o ano da nossa vida, vamos fazer e acontecer, mas… Bem poucos, raros, vão mudar suas vidas. Por isso, é bom relembrar a canção do Geraldo Vandré (em 1979) que dizia – “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Quem fica esperando pelo ano novo não vai fazer nada de… Novo. O momento das nossas mudanças é agora, mas os cambistas das falsas promessas ficam se enganando, ano após ano. Algumas mudanças? Hummm… Ah, quem sabe a primeira seja levantar meia hora mais cedo, todos os dias. Tempinho para respirar em paz, mover os braços, as pernas, fazer uma oração de compromisso com a vida e não de pedidos tolos para o santo… Chega de enganação. Entodos os dias, a partir de hoje, fazer uma caminhada vigorosa, chova ou faça sol. Isso vai energizar o corpo, dar-nos mais resistência e mais ar fresco à nossa alma… Ler um livro, digamos, cinco páginas diárias para começar. É pouco? É, mas já vai fazer uma baita diferença para quem até agora teve uma cabeça vazia. Economizar alguns “centavos” por dia vai produzir uma enorme mudança em nossas habituais aflições financeiras. Respeitar mais a empresa que nos emprega, buscar uma “pequena” mudança para melhor todos os dias. As habilitações, o crescimento da qualidade de produção no trabalho produz uma formidável alegria, segurança e mais motivação ainda… Quem não pode? O ano novo nada terá de ano novo se não começarmos a mudar nossa vida agora, já. Deixar para amanhã, bah, que ninguém nos ouça: é coisa de indolentes.

JUSTIÇA

Nunca como hoje houve tanta safadeza de “espertos” para escapar à Justiça. Doenças inventadas livram o treteiro da pena? Não devem. No caso de doenças mentais, a pena pode ser cumprida numa ala psiquiátrica do presídio. Solto não vai ficar. Um baita “medalhão” do mercado financeiro passa pessoas para trás, vai ficar solto? Não deve; se o for, o povo tem que reagir. O povo tem o “Supremo” dos poderes. É só acordar. Chega de embusteiros prepotentes e soltos…

LIVROS

Passei ontem numa livraria em Florianópolis e conversei com um dos funcionários da casa. Certa altura, perguntei a ele: – “E aí, cara, o movimento na livraria já aumentou com o Natal chegando? Resposta dele: “Não, até agora não”! Claro que fiz uma pergunta provocadora. Quantos dos “ensaboados” que andam por aí vão dar livros de Natal para os filhos, para o marido, para esposa, parentes, enfim, quem? Coitado do Papai Noel literário.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

FALTA DIZER

O ano de 2025 está indo embora. Levamos alguns tombos neste ano, mas… É momento de lembrar o samba “Volta por Cima”, aquele que diz – “Ali onde eu chorei, qualquer um chorava. Dar a volta por cima que eu dei, quero ver quem dava”. Chorar não evita chuvas na vida… Reagir sim.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.