A emoção da despedida marcou a última sessão da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul durante a manhã desta quarta-feira (26). No Plenário Victor Bauer, os jovens parlamentares expressaram a gratidão por participarem do programa, pelas amizades feitas ao longo do ano e pelas experiências que ficarão marcadas na memória.
Diferentemente das outras sessões, os mirins suplentes sentaram-se à frente ou ao lado dos vereadores titulares, com cada dupla representando sua respectiva escola. 25 alunos da E.E.B. Alvino Tribess acompanharam os trabalhos.
Prestação de contas
No começo da palavra livre, a presidente Clara Lafin (E.E.B. Euclides da Cunha) exibiu um vídeo de prestação de contas e das ações feitas pelo plenário mirim ao longo de 2025. Durante a 15ª legislatura, os jovens parlamentares participaram de:
- 13 sessões ordinárias,
- Duas sessões de homenagem – ao PROEVA (Programa de Educação e Valorização da Água) – e ao dia do professor,
- Uma audiência pública sobre o impacto do uso excessivo de telas,
- Curso de oratória,
- Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, em Guaramirim,
- Conferência Regional de Vereadores Mirins, em Joinville,
- Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Florianópolis,
- Homenagem aos 20 anos do Programa na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC),
- Workshop de fotografia,
- E visita à Escola do Legislativo
No final de outubro, eles também foram a Brasília e visitaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Palácio Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores).
Nos trabalhos, os jovens parlamentares discutiram e aprovaram:
- 44 indicações e 12 requerimentos,
- Seis moções – uma de aplauso e cinco de apelo,
- E um projeto de resolução que instituiu a realização da primeira sessão ordinária de cada semestre da Câmara Mirim como data para a cerimônia de substituição das bandeiras cívicas.
Depoimentos dos jovens que participaram do programa frisaram o conhecimento sobre a política, o Poder Legislativo e as instituições democráticas, além da responsabilidade de representar o município e trabalhar ativamente para a cidadania.

Foto: João Pena
Expressões de gratidão e aprendizado
Após a exibição do vídeo, Lafin pediu aos colegas para que as experiências na Câmara deem força para suas ambições. “Também a certeza de que este programa continuará a surpreender e a inspirar novas gerações. […] Eu quero que vocês, meus colegas, sejam sempre muito persistentes, lutadores e que vocês se esforcem para conquistar o que vocês querem”, afirmou.
A mirim Iris Louise da Silva Cirico (E.M.E.B. Atayde Machado) agradeceu os servidores da Casa envolvidos no projeto e listou seus melhores momentos: “Aprendizado legislativo, democrático e envolvimento com a política municipal. Aspectos estes que me proporcionaram entendimento, visão e um relacionamento maior com a política e a sociedade”.
Beatriz Stringari (E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch) definiu a experiência como um desafio, mas que isso a fez crescer e se desenvolver em outras áreas da vida. “Porque, no fim das contas, ser vereador mirim não acaba hoje. Ele continua vivo em cada atitude nossa daqui para a frente”, garantiu.
Isabelly da Silveira (E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen) disse que sentirá falta dos encontros semanais e, olhando em retrospecto, a alegria que sentiu ao descobrir que foi escolhida para representar sua escola se prolongou ao longo do ano. “Aqui eu descobri que, mesmo jovem, a gente pode fazer a diferença”, afirmou.
Julia Lemes Terres (E.E.B. Roland Harold Dornbusch) fez coro à fala da Isabelly e enfatizou o trabalho de Joel Luís Corrêa, coordenador de Programas e Ações Institucionais. “Eu tenho certeza que, quando eu crescer, eu vou contar para os meus filhos o que você fez pela gente”, declarou.
Murilo Correa de Freitas (Escola Sesi) destacou a importância dessas ações para a educação política e o impacto que isso tem na democracia. “Infelizmente, é raro hoje em dia ver jovens debatendo sobre política com seriedade e inteligência, mesmo com o acesso à informação crescendo a cada dia. Por isso, acredito que esses projetos são fundamentais para incentivar a participação dos jovens no futuro do país”, constatou em sua despedida.
Yasmin Camili Correia (E.M.E.B. Machado de Assis) usou sua fala para enviar uma mensagem aos futuros vereadores mirins: “Aproveitem o mandato, porque quando menos esperarem já vai ter acabado e é uma das melhores experiências das suas vidas. [Para ela] as quartas-feiras agora vão parecer vazias”.
Aleksandra Ribeiro de Oliveira (E.M.E.B. Helmuth Guilherme Duwe) rememorou as principais experiências do ano, em especial, a viagem a Brasília. “Caminhar por esses espaços, observar o trabalho que acontece ali e sentir o peso de tudo aquilo que representa, fez com que muitas coisas que aprendemos aqui ganhassem um significado muito maior. A verdade é que fazer a diferença não depende do tamanho do passo, mas da intenção que a gente caminha”, afirmou.
Daniel de Araujo Bandeira (E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso) refletiu como o projeto impactou sua vida, apesar de não ter grande interesse por política. “Sempre tive dificuldades para falar em público, mas no curso de oratória aprendi a me comunicar melhor, me expressar e conseguir falar na tribuna”, comemorou.
Helena Isabela Schwartz (E.M.E.B Santo Estêvão) garantiu que sai com orgulho do programa. “Talvez até venha aquele pensamento: ‘Eu poderia ter aproveitado mais’. Mas, ao mesmo tempo, saímos aqui com um coração cheio de alegria. […] Fizemos parte de algo importante. Contribuímos do nosso jeitinho para melhorar o município onde vivemos”, disse.
Isabella Slongo (E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars) agradeceu pela confiança confiada a ela durante o ano e fez coro com os outros parlamentares sobre o impacto e o crescimento em sua vida. “Levo comigo não só o aprendizado da vereança, mas também o carinho e a convivência de cada um de vocês que fizeram toda a diferença nessa jornada”, comentou.
Praticamente todos os jovens dirigiram agradecimentos aos servidores da Casa e aos vereadores pelo trabalho em conjunto que possibilitou a formação política dos participantes e da comunidade.
O vereador Osmair Gadotti (MDB), presente durante os trabalhos, garantiu na tribuna que a presença dos mirins deixa a Câmara mais bonita, e assegurou que a ideia de que a política é uma coisa “ruim” é prejudicial. “Mas a política é necessária. A política nós exercemos dentro da nossa casa, dentro da escola, no nosso trabalho, no nosso divertimento, no nosso lazer… em todas as fases da nossa vida, nós usamos a política”, comunicou.
Após o final dos trabalhos, as fotos das mirins Isabelly da Silveira e Clara Lafin foram afixadas na Galeria de Ex-Presidentes, em uma das paredes do Plenário Victor Bauer.