Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul prestam contas e se despedem do Plenário

Foto: João Pena

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/11/2025 - 16:11 - Atualizada em: 27/11/2025 - 16:37

A emoção da despedida marcou a última sessão da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul durante a manhã desta quarta-feira (26). No Plenário Victor Bauer, os jovens parlamentares expressaram a gratidão por participarem do programa, pelas amizades feitas ao longo do ano e pelas experiências que ficarão marcadas na memória.

Diferentemente das outras sessões, os mirins suplentes sentaram-se à frente ou ao lado dos vereadores titulares, com cada dupla representando sua respectiva escola. 25 alunos da E.E.B. Alvino Tribess acompanharam os trabalhos.

Prestação de contas

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

No começo da palavra livre, a presidente Clara Lafin (E.E.B. Euclides da Cunha) exibiu um vídeo de prestação de contas e das ações feitas pelo plenário mirim ao longo de 2025. Durante a 15ª legislatura, os jovens parlamentares participaram de:

  • 13 sessões ordinárias,
  • Duas sessões de homenagem – ao PROEVA (Programa de Educação e Valorização da Água) – e ao dia do professor,
  • Uma audiência pública sobre o impacto do uso excessivo de telas,
  • Curso de oratória,
  • Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, em Guaramirim,
  • Conferência Regional de Vereadores Mirins, em Joinville,
  • Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Florianópolis,
  • Homenagem aos 20 anos do Programa na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC),
  • Workshop de fotografia,
  • E visita à Escola do Legislativo

No final de outubro, eles também foram a Brasília e visitaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Palácio Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores).

Nos trabalhos, os jovens parlamentares discutiram e aprovaram:

  • 44 indicações e 12 requerimentos,
  • Seis moções – uma de aplauso e cinco de apelo,
  • E um projeto de resolução que instituiu a realização da primeira sessão ordinária de cada semestre da Câmara Mirim como data para a cerimônia de substituição das bandeiras cívicas.

Depoimentos dos jovens que participaram do programa frisaram o conhecimento sobre a política, o Poder Legislativo e as instituições democráticas, além da responsabilidade de representar o município e trabalhar ativamente para a cidadania.

Foto: João Pena

Expressões de gratidão e aprendizado

Após a exibição do vídeo, Lafin pediu aos colegas para que as experiências na Câmara deem força para suas ambições. “Também a certeza de que este programa continuará a surpreender e a inspirar novas gerações. […] Eu quero que vocês, meus colegas, sejam sempre muito persistentes, lutadores e que vocês se esforcem para conquistar o que vocês querem”, afirmou.

A mirim Iris Louise da Silva Cirico (E.M.E.B. Atayde Machado) agradeceu os servidores da Casa envolvidos no projeto e listou seus melhores momentos: “Aprendizado legislativo, democrático e envolvimento com a política municipal. Aspectos estes que me proporcionaram entendimento, visão e um relacionamento maior com a política e a sociedade”.

Beatriz Stringari (E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch) definiu a experiência como um desafio, mas que isso a fez crescer e se desenvolver em outras áreas da vida. “Porque, no fim das contas, ser vereador mirim não acaba hoje. Ele continua vivo em cada atitude nossa daqui para a frente”, garantiu.

Isabelly da Silveira (E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen) disse que sentirá falta dos encontros semanais e, olhando em retrospecto, a alegria que sentiu ao descobrir que foi escolhida para representar sua escola se prolongou ao longo do ano. “Aqui eu descobri que, mesmo jovem, a gente pode fazer a diferença”, afirmou.

Julia Lemes Terres (E.E.B. Roland Harold Dornbusch) fez coro à fala da Isabelly e enfatizou o trabalho de Joel Luís Corrêa, coordenador de Programas e Ações Institucionais. “Eu tenho certeza que, quando eu crescer, eu vou contar para os meus filhos o que você fez pela gente”, declarou.

Murilo Correa de Freitas (Escola Sesi) destacou a importância dessas ações para a educação política e o impacto que isso tem na democracia. “Infelizmente, é raro hoje em dia ver jovens debatendo sobre política com seriedade e inteligência, mesmo com o acesso à informação crescendo a cada dia. Por isso, acredito que esses projetos são fundamentais para incentivar a participação dos jovens no futuro do país”, constatou em sua despedida.

Yasmin Camili Correia (E.M.E.B. Machado de Assis) usou sua fala para enviar uma mensagem aos futuros vereadores mirins: “Aproveitem o mandato, porque quando menos esperarem já vai ter acabado e é uma das melhores experiências das suas vidas. [Para ela] as quartas-feiras agora vão parecer vazias”.

Aleksandra Ribeiro de Oliveira (E.M.E.B. Helmuth Guilherme Duwe) rememorou as principais experiências do ano, em especial, a viagem a Brasília. “Caminhar por esses espaços, observar o trabalho que acontece ali e sentir o peso de tudo aquilo que representa, fez com que muitas coisas que aprendemos aqui ganhassem um significado muito maior. A verdade é que fazer a diferença não depende do tamanho do passo, mas da intenção que a gente caminha”, afirmou.

Daniel de Araujo Bandeira (E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso) refletiu como o projeto impactou sua vida, apesar de não ter grande interesse por política. “Sempre tive dificuldades para falar em público, mas no curso de oratória aprendi a me comunicar melhor, me expressar e conseguir falar na tribuna”, comemorou.

Helena Isabela Schwartz (E.M.E.B Santo Estêvão) garantiu que sai com orgulho do programa. “Talvez até venha aquele pensamento: ‘Eu poderia ter aproveitado mais’. Mas, ao mesmo tempo, saímos aqui com um coração cheio de alegria. […] Fizemos parte de algo importante. Contribuímos do nosso jeitinho para melhorar o município onde vivemos”, disse.

Isabella Slongo (E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars) agradeceu pela confiança confiada a ela durante o ano e fez coro com os outros parlamentares sobre o impacto e o crescimento em sua vida. “Levo comigo não só o aprendizado da vereança, mas também o carinho e a convivência de cada um de vocês que fizeram toda a diferença nessa jornada”, comentou.

Praticamente todos os jovens dirigiram agradecimentos aos servidores da Casa e aos vereadores pelo trabalho em conjunto que possibilitou a formação política dos participantes e da comunidade.

O vereador Osmair Gadotti (MDB), presente durante os trabalhos, garantiu na tribuna que a presença dos mirins deixa a Câmara mais bonita, e assegurou que a ideia de que a política é uma coisa “ruim” é prejudicial. “Mas a política é necessária. A política nós exercemos dentro da nossa casa, dentro da escola, no nosso trabalho, no nosso divertimento, no nosso lazer… em todas as fases da nossa vida, nós usamos a política”, comunicou.

 

Após o final dos trabalhos, as fotos das mirins Isabelly da Silveira e Clara Lafin foram afixadas na Galeria de Ex-Presidentes, em uma das paredes do Plenário Victor Bauer.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação