Os setores do comércio e dos serviços lideraram a criação de empregos formais em Santa Catarina no mês de outubro, respondendo juntos pela abertura de 8.358 vagas com carteira assinada, sendo 6.411 nos serviços e 1.947 no comércio.
A agropecuária também contribuiu, com 729 novos postos. Já a indústria e a construção civil registraram saldos negativos, com 2.227 e 718 vagas a menos, respectivamente. No total, o estado teve um acréscimo de 6.142 empregos, o sexto melhor resultado do país para o mês. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Governo Federal, por meio do Caged.
De janeiro a outubro, Santa Catarina mantém igualmente a sexta posição nacional, com 101 mil vagas abertas. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, afirma que o desempenho de outubro foi inferior ao de anos anteriores, mas está dentro do previsto diante da manutenção dos juros elevados.
Segundo Dagnoni, ainda é motivo de comemoração o fato de comércio e serviços seguirem em terreno positivo. Ele destaca que o segundo semestre tem sido desafiador, porém dentro do esperado. “A inflação está retornando para dentro da meta e esperamos que, em breve, os juros comecem a cair para que a economia volte a ganhar força em 2026”, afirma.
No cenário nacional, o saldo de empregos formais em outubro foi de 85 mil, com destaque novamente para serviços e comércio. No acumulado do ano, o país soma 1,8 milhão de novos postos de trabalho.