A Prefeitura de Joinville realiza na sexta-feira (28) mais um mutirão contra a dengue, desta vez no bairro Adhemar Garcia, das 8h às 12h. O ponto de encontro da ação será a Paróquia São Francisco de Assis, na rua Antônio José da Costa.
Esta é a penúltima edição deste ano da ação mensal promovida pela Vigilância Ambiental, com a mobilização de equipes da Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, 62º Batalhão de Infantaria e voluntários da comunidade.
Desde o início do ano, os mutirões contra a dengue contemplaram 11 bairros de Joinville e eliminaram 80 toneladas de entulho. Neste ano, as equipes da Vigilância Ambiental estiveram nos bairros Rio Bonito, Boehmerwald, Vila Cubatão, Santa Catarina, Parque Guarani, Glória, Nova Brasília, Jarivatuba, Jardim Iririú, Saguaçu e Santo Antônio.
Durante a ação, o mutirão vai percorrer ruas do bairro, promover ações educativas em residências e comércios, distribuir repelentes e realizar o tratamento de depósitos que não podem ser eliminados. As visitas orientativas visam reforçar à população sobre a importância dos cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
“Segundo o Painel Dengue Joinville, o município registrou neste ano 1.013 casos de dengue e nenhum óbito, um resultado que reflete o trabalho contínuo realizado no município. Nossas equipes têm promovido ações periódicas nos cemitérios, palestras na comunidade, atuando também em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da Família”, reforça o coordenador da Vigilância Ambiental, Emerson Brites da Maia.
Uma das orientações compartilhadas durante o mutirão são os cuidados de prevenção do checklist do “10 Minutos contra a dengue”, que também está disponível para acesso no site da Prefeitura de Joinville.
Bairro Adhemar Garcia é um dos contemplados na segunda fase do Método Wolbachia
O bairro Adhemar Garcia é um dos contemplados com a soltura dos Wolbitos na segunda fase do Método Wolbachia, iniciada em agosto. A segunda fase abrange 15 bairros e um alcance de 150 mil pessoas, chegando a 75% do município coberto pelo método. Em 2024, a primeira fase contemplou 17 bairros e aproximadamente 360 mil moradores.
Além do bairro Adhemar Garcia, a segunda fase do Método Wolbachia vai atender os bairros Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Dona Francisca, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Pirabeiraba, Profipo, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio e Vila Cubatão.
Natural, autossustentável e sem qualquer modificação genética, o método introduz a bactéria Wolbachia, presente em 60% dos insetos da natureza e inofensiva aos humanos, nos mosquitos Aedes aegypti. A presença da Wolbachia impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro do Aedes aegypti. Com a reprodução e o crescimento gradativo dos insetos com Wolbachia na natureza, o método contribui para a redução dessas arboviroses.