Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Procon de Jaraguá do Sul orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel JR

26/11/2025 - 14:11

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Procon, está alertando os consumidores para os cuidados necessários durante as compras em períodos de Black Friday. A data promocional já virou tradição no Brasil, mas sem as devidas precauções, pode resultar em prejuízo. O risco é maior nas compras pela internet. De acordo com o diretor do Procon em Jaraguá do Sul, Rodrigo Machado, “para evitar dores de cabeça, o consumidor deve adotar uma postura de cautela, pesquisa, prevenção e seguir as orientações dos órgãos de defesa do consumidor”. E reforça: “Toda oferta precisa ser clara, verdadeira e comprovável. Por isso é importante pesquisar, ficar alerta e guardar todos os comprovantes da negociação. E caso necessário, podem acionar o Procon.” Maquiagem de preços, descontos irreais e anúncios enganosos seguem entre as práticas mais comuns, sobretudo em lojas virtuais que aceitam apenas PIX ou boleto e desaparecem depois da compra.

O Procon de Jaraguá do Sul está localizado na Rua Leopoldo Malheiro, 15, no Centro. O telefone de contato é (47) 3409-0230. Pelo aplicativo Jaraguá na Mão também é possível fazer denúncias ou reclamações.

Orientações

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Decida o que você realmente precisa para evitar compras por impulso.

A prática da “metade do dobro” (quando o preço é aumentado antes para simular um desconto maior) ainda é comum. Use sites e aplicativos comparadores de preços que mostram o histórico do produto para verificar se a oferta é real.

Verifique a idoneidade da empresa em sites de reclamações e consulte a lista de sites não recomendados.

Verifique as condições de troca, devolução, prazos de entrega e garantias oferecidas antes de finalizar a compra.

Durante a Compra

Digite o endereço do site diretamente no navegador. Evite clicar em links recebidos por e-mail, mensagens de texto ou redes sociais, que podem ser golpes.

Desconfie de ofertas que parecem milagrosas, pois podem ser indício de fraude ou golpe.

Evite fazer compras usando computadores compartilhados ou redes Wi-Fi públicas, que são menos seguras.

Se possível, utilize o cartão de crédito virtual temporário para compras online, pois ele oferece uma camada extra de segurança.

Salve ou tire prints (capturas de tela) de todas as etapas da compra: a oferta anunciada, o preço final, o carrinho de compras, a confirmação do pedido e a nota fiscal. Isso serve como prova em caso de problemas futuros.

Direitos do consumidor

Para compras feitas online ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até 7 dias corridos, a partir do recebimento do produto, para desistir da compra sem custos adicionais (Art. 49 do CDC).

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe publicidade enganosa. Se a oferta não for cumprida, você tem direito a exigir o cumprimento forçado da oferta, outro produto equivalente ou a devolução integral do valor pago.

Após a Compra

Atrasos na entrega são uma das reclamações mais comuns na Black Friday. Acompanhe o rastreamento e, se houver problemas, entre em contato imediatamente com a loja.

Se tiver problemas e não conseguir resolver diretamente com a loja, procure os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon local ou o portal consumidor.gov.br para registrar uma reclamação formal.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação