A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Procon, está alertando os consumidores para os cuidados necessários durante as compras em períodos de Black Friday. A data promocional já virou tradição no Brasil, mas sem as devidas precauções, pode resultar em prejuízo. O risco é maior nas compras pela internet. De acordo com o diretor do Procon em Jaraguá do Sul, Rodrigo Machado, “para evitar dores de cabeça, o consumidor deve adotar uma postura de cautela, pesquisa, prevenção e seguir as orientações dos órgãos de defesa do consumidor”. E reforça: “Toda oferta precisa ser clara, verdadeira e comprovável. Por isso é importante pesquisar, ficar alerta e guardar todos os comprovantes da negociação. E caso necessário, podem acionar o Procon.” Maquiagem de preços, descontos irreais e anúncios enganosos seguem entre as práticas mais comuns, sobretudo em lojas virtuais que aceitam apenas PIX ou boleto e desaparecem depois da compra.
O Procon de Jaraguá do Sul está localizado na Rua Leopoldo Malheiro, 15, no Centro. O telefone de contato é (47) 3409-0230. Pelo aplicativo Jaraguá na Mão também é possível fazer denúncias ou reclamações.
Orientações
– Decida o que você realmente precisa para evitar compras por impulso.
– A prática da “metade do dobro” (quando o preço é aumentado antes para simular um desconto maior) ainda é comum. Use sites e aplicativos comparadores de preços que mostram o histórico do produto para verificar se a oferta é real.
– Verifique a idoneidade da empresa em sites de reclamações e consulte a lista de sites não recomendados.
– Verifique as condições de troca, devolução, prazos de entrega e garantias oferecidas antes de finalizar a compra.
Durante a Compra
– Digite o endereço do site diretamente no navegador. Evite clicar em links recebidos por e-mail, mensagens de texto ou redes sociais, que podem ser golpes.
– Desconfie de ofertas que parecem milagrosas, pois podem ser indício de fraude ou golpe.
– Evite fazer compras usando computadores compartilhados ou redes Wi-Fi públicas, que são menos seguras.
– Se possível, utilize o cartão de crédito virtual temporário para compras online, pois ele oferece uma camada extra de segurança.
– Salve ou tire prints (capturas de tela) de todas as etapas da compra: a oferta anunciada, o preço final, o carrinho de compras, a confirmação do pedido e a nota fiscal. Isso serve como prova em caso de problemas futuros.
Direitos do consumidor
– Para compras feitas online ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até 7 dias corridos, a partir do recebimento do produto, para desistir da compra sem custos adicionais (Art. 49 do CDC).
– O Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe publicidade enganosa. Se a oferta não for cumprida, você tem direito a exigir o cumprimento forçado da oferta, outro produto equivalente ou a devolução integral do valor pago.
Após a Compra
– Atrasos na entrega são uma das reclamações mais comuns na Black Friday. Acompanhe o rastreamento e, se houver problemas, entre em contato imediatamente com a loja.
– Se tiver problemas e não conseguir resolver diretamente com a loja, procure os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon local ou o portal consumidor.gov.br para registrar uma reclamação formal.