Mais das vezes nos incomodamos com bobagens, coisas menores que não alteram a nossa vida, mas… Nós achamos que sim, reagimos e, não raro, vivemos uma severa inquietação emocional. Essas reações são, antes de tudo, conseqüência da solidão em que vivemos, uma solidão urbana, com muito gente perto de nós, conhecidas ou desconhecidas. Parceria mesmo, ah, isso está em extinção, ainda que, insisto, vivamos cercados por uma floresta humana cada vez maior. Veja se tem cabimento esta manchete: – “10% das crianças e jovens dizem recorrer à Inteligência Artificial para lidar com emoções”. Reportagem do portal UOL, da Folha de São Paulo. Diga-me se tem cabimento, crianças e adolescentes buscando respostas emocionais em computadores… E as famílias? Outra coisa, a chamada Depressão está na moda. Dizer-se com depressão para muitos é coisa de rico, afinal, os pobres não sofrem de depressão, enlouquecem mesmo… É como pensam os idiotas da hipocrisia. Estou nesse assunto para, novamente, deixar bem claro que depressão não é doença, é uma reação emocional de ordem subconsciente e alicerçada sobre uma autoestima em crise. Essa depressão que anda por aí nada tem a ver com tristeza, a tristeza tem causas conhecidas, faz parte do jogo humano diante das eventuais perdas ou sofrimentos de toda sorte. A pessoa sabe do que está triste, já a depressão é vaga e imprecisa. Faltam motivos claros às pessoas deprimidas, e falta, objetivamente, uma autoavaliação positiva. Uma pessoa que se reconhece competente, útil a outras pessoas e valorosa no seu trabalho não sabe o que é depressão. Há muita gente por aí que “arrota” alto para os outros, mas que quando fecha a porta do quarto à noite não dorme… Saber-se valer a pena é saúde garantida, razão de as mulheres viverem mais que os homens. Ainda que muito torpedeadas, as mulheres sabem que são mais fortes que os homens, razão de serem mais longevas. Nosso estilo de vida é o xarope de que precisamos para viver bem ou o veneno que nos vai encurtar o caminho. Crianças recorrendo à I.A. para transformá-la em psicoterapeutas é o fim da picada. Razão? Famílias levianas, omissas, muito “ocupadas” e redes sociais devastadoras de autoestima. A Inteligência Artificial galopa, a inteligência humana se arrasta, não é mesmo, senhora Depressão?
SOL
Aprendi algumas coisas depois de muitas sovas na vida. De uma feita, por volta das 3h da madrugada tive que ir, sozinho, sem fazer barulhos em casa, ao Pronto Socorro, em Porto Alegre. Razão? Eu tinha ficado o dia todo no sol numa praia. O dia todo, virei um fogo ardente. Queria ficar bronzeado. Foi uma prova dura, mas… Aprendi. E agora, acabo de ler: – “Exposição excessiva ao sol é a causa mais comum de câncer”. Moro ao lado da praia, vejo isso todos os dias. Estupidez coletiva.
ELAS
Elas que se cuidem ou… Vão se danar. Ouça a manchete, do site Metrópoles: – “Anticoncepcionais podem causar flacidez muscular”. Quer dizer, tomando pílulas a mulher pode ficar toda caída e mais ainda… Ter trombose, enxaqueca, fraqueza generalizada, depressão e perda de massa muscular. E muito mais. E eles? Nada disso. Imagine um “Tarzan” doméstico tomando um comprimido que lhe debilite os músculos… Jamais. Então, elas que se cuidem, se respeitem.
FALTA DIZER
O pior erro na modernidade tecnológica, onde muitos se comparam aos mentirosos das redes sociais, é a comparação. Compararmo-nos aos mentirosos que andam por aí vai nos fazer também um mentiroso. Somos o que somos e podemos nos fazer melhor por nós mesmos, sem cópias falsas.