Nesta sexta-feira, dia 28, quando se comemora o dia oficial da Black Friday, o Procon Móvel estará junto à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, na Rua 15 de Novembro, no Centro, para atendimento da comunidade, recebendo eventuais denúncias e esclarecendo dúvidas sobre os direitos dos consumidores. O horário será das 9h às 18h.
A ação atende as orientações do Procon de Blumenau quanto às compras realizadas no comércio, principalmente em datas específicas que promovem o aumento de vendas de produtos, e consequentemente o aquecimento da economia no comércio. “É um momento de atenção redobrada neste período, principalmente quanto a golpes no WhatsApp, redes sociais e links patrocinados”, alerta o coordenador-geral do Procon, Cezar Campesatto.
Em função da Black Friday, o Procon de Blumenau reforça que é importante pesquisar o histórico dos preços dos produtos e comparar se o desconto aplicado é real, evitando desta forma a maquiagem de preços (“metade do dobro”). Além disso, a orientação do órgão de defesa do consumidor é de que os consumidores comparem os preços em diferentes lojas, incluindo verificar a reputação do estabelecimento e conferir o anúncio do produto em promoção.
Como o objetivo neste período é atrair consumidores em busca de descontos nos produtos em lojas físicas e on-line, o consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo do mercado e priorizar, quando possível, compras em sites conhecidos e com certificação de segurança.
Ainda segundo o Procon, é importante conferir a política de troca, devolução do bem adquirido e se atentar quanto ao prazo de entrega e exigir o cumprimento da oferta promovida pelo estabelecimento. A sede do órgão funciona na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-rio), das 8h às 12h e das 13h às 16h.