A Câmara de Vereadores de Criciúma deu início, nesta segunda-feira (24), à entrega da Cartilha “Luzes, Câmara, Ação!”, material educativo que reúne 100 perguntas e respostas sobre o funcionamento do Poder Legislativo municipal. A iniciativa marca mais uma etapa do Projeto Câmara Mirim, que recentemente elegeu os novos representantes mirins para o mandato de 2026-2027. O primeiro colégio a receber os exemplares foi a Satc. O material será distribuído a estudantes do 6º e 7º anos de todas as escolas envolvidas no projeto.
O coordenador do Câmara Mirim, vereador Juarez de Jesus (PL), destacou que a cartilha reforça o propósito central da iniciativa: aproximar o Legislativo das escolas. “O propósito da Câmara Mirim é aproximar o legislativo das escolas. Então, já foi cumprido esse papel aqui na Satc dessa aproximação. A cartilha com certeza vai trazer conhecimento para eles. Há uma necessidade de, desde cedo, entenderem qual a função do vereador, do Executivo e do Judiciário. A cartilha é completa e didática nesse aspecto”, afirmou.
A cartilha aborda temas do cotidiano do trabalho legislativo e foi elaborada para facilitar a compreensão dos estudantes. Segundo a assessora do projeto, Amanda Michelon, o material explica de forma simples o funcionamento da organização político-administrativa do país, com foco na Câmara Municipal de Criciúma.
“Ela trata de assuntos que são cotidianos para quem vive o dia a dia da Câmara, mas que muitas vezes não são compreendidos pela população. Explica de forma fácil conceitos básicos como o que é uma indicação, um requerimento, um projeto de lei. É muito importante para os estudantes que terão um vereador mirim representando a escola e para os eleitores entenderem como funciona, para que possam participar, sugerir e cobrar”, destacou Amanda.
Entre os estudantes que receberam a cartilha está o vereador mirim eleito pela Satc, Arthur Bessegatto Pessoa, que representará a instituição nos próximos dois anos. Ele contou que vive um momento de expectativa antes de assumir o mandato. “Eu estou bem nervoso para assumir o cargo porque é um papel muito importante ser vereador mirim, mas a gente tem que ter coragem, confiança e esperança. Quando recebi a notícia da eleição, fiquei muito feliz e minha sala me parabenizou. Tenho certeza que essa cartilha irá ajudar no trabalho que vou desempenhar e também meus colegas que vão acompanhar de perto o meu trabalho no Legislativo”, disse.
A entrega da cartilha segue nos próximos dias para todas as escolas participantes do projeto, reforçando o compromisso da Câmara de Criciúma com a formação cidadã dos jovens e com o incentivo à participação política desde cedo.