A Black Friday ainda nem chegou oficialmente — será em 28 de novembro —, mas as ofertas já estão no ar. E, desta vez, não são só as vitrines que chamam atenção: o turismo virou um dos principais destinos dos descontos.
De acordo com levantamento do Instituto Ipsos, 71% dos brasileiros pretendem viajar ainda este ano, e 26% já têm reservas confirmadas. O otimismo se reflete também nas buscas: uma pesquisa do Google Brasil revelou que 41% dos consumidores planejam aproveitar a Black Friday para comprar viagens que já estavam nos planos, enquanto 22% afirmam que só viajarão por causa das promoções.
“Se alguém me dissesse há cinco anos que a ‘sexta-feira de ofertas’ seria o empurrão para férias ao redor do mundo, eu duvidaria. Hoje, vejo viajantes segurando cupons com a mesma empolgação de quem acabou de escolher o filtro certo para uma foto de paraíso tropical”, comenta Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagem.
E os números confirmam essa tendência. Segundo dados da Think with Google, cerca de 11% dos brasileiros declararam intenção de comprar viagens, voos ou hospedagens durante a Black Friday de 2024 — um sinal claro de que o turismo deixou de ser coadjuvante nas promoções para assumir papel de destaque no consumo de fim de ano.
“Não é mais sobre o eletrodoméstico de sempre. O turismo se consolidou como peça importante no tabuleiro — e não apenas como um ‘querer’, mas como um ‘realizar’”, observa Reichenbach.