O prefeito de Florianópolis e presidente da Federação dos Municípios de SC (Fecam), Topázio Neto (PSD), sancionou nesta terça-feira a lei que cria o Agente Comunitário de Segurança, projeto visa reforçar equipes de Ordem Pública durante a alta temporada e grandes eventos, além de se estender pelos próximos meses na Capital. O programa tem inspiração no modelo de voluntariado de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militares SC e busca promover, ainda, a participação cidadã de jovens. Conforme Topázio, vários prefeitos de SC já o procuraram com o desejo de replicar o modelo em seus municípios. A partir de 15 de dezembro, ao menos 50 voluntários vão atuar no verão, e, progressivamente, chegará a 100 agentes diários ao longo da alta temporada – num total de 200 voluntários. A prioridade será no auxílio à fiscalização na faixa de areia, no combate ao comércio ilegal, mas atuarão em outras áreas, com auxílio de trânsito e apoio a turistas – Topázio quer voluntários que falem outras línguas para auxiliar turistas estrangeiros, cada vez em maior número na Capital.
Sem armas
Os agentes voluntários de Florianópolis terão ressarcimento em torno de R$ 125,00 e R$ 250,00 dependendo das horas de serviço. O serviço será de acordo com escalas de 6h a 12h, com descanso mínimo de 36h entre um turno e outro. O trabalho será supervisionado por servidores da prefeitura e os voluntários não poderão lavrar autos ou portar armas.
UTI
Avança na Alesc o projeto de lei do deputado Oscar Gutz (PL), que cria o programa Leito Garantido, que autoriza o Estado a contratar leitos de UTI na rede privada para uso emergencial. A medida será acionada quando a ocupação da rede pública atingir 97% adulto e neonatal. O projeto foi aprovado na CCJ e passará por outras três comissões antes de ir a plenário.
HRO
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) cumpre agendas em Brasília com foco na defesa de investimentos para o estado. A parlamentar se reúne com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do fortalecimento do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, referência para toda a região e enfrenta desafios no financiamento de serviços de alta complexidade.
Padroeira

Foto: Rodrigo Corrêa/Agência AL
O jornalista Moacir Pereira ocupou a tribuna da Alesc nesta terça-feira, para celebrar o Dia de Santa Catarina de Alexandria. Moacir possui em torno de 300 documentos da santa. “São imagens colecionadas nos últimos 23 anos, após a minha visita ao Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, no Egito. Fotografias, esculturas e pinturas de grandes artistas da história.”