A Série B do Campeonato Catarinense de 2026 começou a tomar forma. Dirigentes e autoridades do futebol estadual se reuniram no auditório da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, para o Conselho Técnico que definiu os rumos da competição.
A reunião, que contou com a presença de Paulo Marcelino (presidente do Juventus) e Valdemir da Silva (presidente do Sport Club Jaraguá), confirmou que a 2ª Divisão passará por uma ampla readequação e iniciará no dia 25 de abril, com término previsto para 25 de julho.
- Juventus convoca Assembleia para discutir criação de SAF e temas administrativos
- SC Jaraguá é homenageado na Câmara de Vereadores pelo acesso no Estadual
O torneio voltará ao tradicional formato de turno e returno, com todos os times se enfrentando em jogos de ida e volta. Na prática, cada equipe terá 18 compromissos pela frente, ampliando o número de datas.
As novidades vêm acompanhadas de um processo de transição que se estenderá por dois anos, 2026 e 2027, período em que a divisão terá dois rebaixamentos por temporada. Em contrapartida, o caminho até a elite ficará mais estreito em 2026, quando apenas o campeão garantirá vaga na Série A.
A partir de 2027, o acesso volta a ser duplo, mesmo com o torneio reunindo 11 participantes. Já em 2028, a Série B se estabiliza com 10 clubes, retomando o padrão de dois promovidos e apenas um rebaixado.
Além dos dirigentes jaraguaenses, também marcaram presença representantes dos outros oito clubes que disputarão a Série B: Daniel Carboni (Blumenau), Victor Spilere (Caravaggio), Jurival da Veiga (Metropolitano), Juliano Mendes (Tubarão), Anelisio Machado (Fluminense), Júnior (Guarani), Pedro Smania (Hercílio Luz) e Yuri Roberto (Nação).
- Com dívida de R$ 10 milhões, Juventus traça planos para Recuperação Judicial
- Metas e investimentos: entenda a parceria entre SC Jaraguá e empresa gestora do futebol