Na manhã desta segunda-feira (24), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a Operação “Free Way”, que investiga a atuação de grupo criminoso responsável pelo crime do tráfico de drogas na região da Grande Florianópolis.
Estão sendo cumpridos 4 mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Palhoça, contra os investigados pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico.

Foto: Divulgação/Gaeco
As ordens judiciais estão sendo cumpridas de forma simultânea nos municípios de Palhoça, Florianópolis, São José e Biguaçu, por meio de integral apoio e auxílio da PMSC, através do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que participou ativamente nas investigações, levadas a efeito pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça, no Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado.

Foto: Divulgação/Gaeco
Durante a operação, até o momento, foram realizadas duas prisões em flagrante: uma pelo porte de drogas e outra por receptação de veículo furtado. Também foram localizados aproximadamente 10kg de maconha, 250g de cocaína, 1 fuzil calibre 5,56, 1 revólver calibre 38, 1 colete balístico, rádios de comunicação, anotações de tráfico e dinheiro em espécie.
A investigação revelou a existência de um grupo criminoso altamente estruturado voltado à prática do crime de tráfico de drogas na região do bairro Caminho Novo, em Palhoça.

Foto: Divulgação/Gaeco
O nome “Free Way”, escolhido para a operação pela tradução livre, quer dizer caminho livre, faz alusão ao propósito da operação que é o de libertar a comunidade da presença dos criminosos investigados pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico de drogas.