A audiência de custódia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está marcada para este domingo (23), às 12h, por videoconferência, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O procedimento ocorrerá na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde Bolsonaro está detido.
Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã de sábado (22), por volta das 6h, após a PF constatar que ele teria tentado retirar a tornozeleira eletrônica usando ferro de solda. A audiência tem caráter obrigatório e serve para verificar a legalidade da prisão e as condições físicas do detido.
Na decisão que decretou a prisão, Moraes apontou indícios de fuga e destacou que o monitoramento eletrônico registrou violação do equipamento às 0h08 de sábado. O ministro afirmou ainda que a tentativa de romper a tornozeleira teria sido facilitada pela confusão causada por manifestação convocada por um dos filhos do ex-presidente.
Além disso, segundo Moraes, aliados de Bolsonaro também teriam adotado a mesma estratégia para tentar burlar o monitoramento.
Leia também: Bolsonaro é preso pela Polícia Federal e levado à Superintendência da PF