A Prefeitura de Blumenau deu mais um passo importante para fortalecer a segurança no atendimento à população e dentro do patrimônio público. Nesta quarta-feira, dia 19, 57 servidores municipais concluíram a formação da primeira Brigada de Incêndio do prédio principal.
Foram 16 horas de capacitação, distribuídas em quatro dias, para preparar os profissionais para agir com rapidez em situações de emergência. O treinamento, realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Blumenau, abordou noções de biossegurança, primeiros socorros e práticas essenciais de combate a incêndios.
A formação da brigada integra um conjunto de medidas que já estão em andamento para aprimorar os protocolos de segurança no prédio da Prefeitura. Somam-se a ela ações recentes, como a instalação de sensores de fumaça, sistemas de monitoramento e melhorias estruturais, finalizadas em julho deste ano. O objetivo: proteger tanto os servidores quanto os cidadãos que utilizam diariamente os serviços públicos.
Para o prefeito Egidio Ferrari, a brigada representa uma nova postura institucional. “Somos reconhecidos como a cidade mais segura do país. Essa segurança agora também está presente na prevenção contra incêndios e outras emergências, com a formação da brigada. Parabenizo aos servidores que se voluntariaram para isso. São servidores que agora estão preparados para proteger vidas, agir com técnica e multiplicar conhecimento”, afirmou.
O trabalho não para por aí. Os próximos passos incluem a realização de simulados com as equipes e a expansão da criação de brigadas para outros prédios municipais. “Estamos estruturando o espaço físico para a brigada e logo daremos início aos treinamentos periódicos com todo o prédio, com simulações de evacuação, entre outras práticas. A meta é, nos próximos anos, ampliar essa estrutura para os demais locais de trabalho”, completa o secretário de Administração, Fernando Marcelino.