Em mais um grande passo de Joinville para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida da população, a Prefeitura de Joinville inicia a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) com Vila da Saúde, no bairro Costa e Silva. O prefeito Adriano Silva fez a assinatura e entrega da Ordem de Serviço nesta quarta-feira (19), na Escola Estadual Básica Arnaldo Moreira Douat, ao lado do endereço onde será construída a nova estrutura.
O evento teve a presença de vereadores, representantes do Conselho Local de Saúde e outras entidades do bairro Costa e Silva, secretários municipais, profissionais da secretarias da Saúde, além da comunidade.
A obra reflete a visão estratégica do município na construção de equipamentos de saúde que atendam às necessidades da população a médio e longo prazo, com mais conforto, acessibilidade e serviços qualificados. O investimento total da obra é de mais de R$5,3 milhões, com recursos próprios do município. Com o início desta obra, são quatro Vilas da Saúde em execução. Desde o início do projeto, 11 Vilas da Saúde foram entregues à comunidade.
“Essa nova Unidade Básica aqui do Costa e Silva vai ter um aumento muito significativo no tamanho. Ela sai de 500 para 900 metros quadrados, mais a Vila da Saúde e de cinco para sete equipes aumentando a capacidade de atendimento. As nossas Unidades Básicas estão sendo construídas maiores do que a necessidade atual, pensando no futuro. Pensando em um bairro que está crescendo, numa cidade que cresce. Assim a gente só precisa depois aumentar as equipes, mas a construção já prevê essa ampliação”, enfatiza o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
A nova estrutura será construída na rua Affonso Kieper, esquina com rua Comandante Irapuã, a 350 metros da atual UBSF. O terreno, que pertencia à Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Juscelino Kubitscheck 2, foi cedido para a construção da nova unidade.
O prazo previsto para execução da obra é de dois anos. Durante este período, a unidade atual permanecerá em funcionamento e atendimento normal da comunidade.
A secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, destacou a participação ativa da comunidade na concepção deste novo espaço para atender às necessidades da região.
“É um grande mérito dessa comunidade. Eles trabalharam intensivamente junto ao seu controle social, lideranças para que esse equipamento público tivesse a Ordem de Serviço assinada. Será um ganho para a comunidade. Lembrando que essa é uma Unidade muito estratégica para a região. E a ampliação de atendimento trará para o acesso à saúde da região mais eficiência, mais eficácia e com certeza, mais qualidade”, ressalta Daniela.
A construção de uma nova sede faz parte das reivindicações do Conselho Local do Costa e Silva desde 2015, devido a necessidade estratégica de uma estrutura em uma região de alta densidade populacional. Atualmente, a UBSF Costa e Silva atende a aproximadamente 27 mil usuários, com uma média de 700 usuários atendidos diariamente e cinco equipes de Estratégia Saúde da Família.
“É a comunidade que lutou, que representou através dos Conselhos Locais. É a união da comunidade que está fazendo a diferença hoje, com o apoio da gestão. Porque é a voz da comunidade em busca de uma saúde de qualidade. Essa conquista, realmente, eu não tenho nem palavras. Eu só tenho a agradecer a gestão do Prefeito Adriano. Porque em 2022 estivemos em uma reunião aqui com as lideranças, quando reafirmamos a importância e a necessidade de termos essa nova Unidade que está saindo a Ordem de Serviço”, comenta Cleia Giosole, presidente do Conselho Local de Saúde do Costa e Silva e do Conselho Municipal de Saúde de Joinville.
O prédio da nova unidade básica terá aproximadamente 930 m², quase o dobro da estrutura atual de 500 m². Projetada para atender ao crescimento populacional, o novo equipamento de saúde contará com uma estrutura para até sete Equipes de Estratégia Saúde da Família, com 14 consultórios médicos e de enfermagem, dois consultórios odontológicos, amplo ambiente de recepção e espera, farmácia, salas de vacinas, triagem, coleta, procedimentos, curativos, ambiente multiuso, além de espaços para agentes comunitários de saúde, área administrativa e demais ambientes de apoio.
Anexo à nova UBSF será construída a Vila da Saúde, um espaço de 3.100 m², planejado para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida dos usuários. A estrutura contará com pista de caminhada de aproximadamente 230 metros, parquinho infantil e academia ao ar livre.