A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de aplausos de autoria da vereadora Professora Natália Lucia Petry (MDB) em reconhecimento ao desempenho dos atletas e técnicos da APA/SECEL que integraram a seleção brasileira Sub-20 de Atletismo no Campeonato Sul-Americano 2025.
A competição foi realizada entre 31 de outubro e 2 de novembro, no Estádio de La Videna, em Lima, no Peru. A equipe brasileira sagrou-se campeã geral ao somar 398 pontos, seguida por Colômbia (262) e Equador (248).
O Brasil também conquistou os títulos nos naipes masculino (205 pontos) e feminino (193 pontos), fechando o torneio com 46 medalhas — 17 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze.
Jaraguá do Sul teve participação expressiva nessa conquista continental. Atletas e técnicos da APA/Secel integraram a delegação nacional e contribuíram diretamente para os resultados. Entre os destaques:
- Vinícius de Brito — campeão dos 110m com barreiras (13.27), prata no revezamento 4x100m e eleito melhor atleta da competição;
- Rafaela Stinghen Neri — prata no salto com vara feminino;
- Kauan Lima Batista — bronze no salto com vara masculino;
- Paulo Henrique Pedroso Batista — 4º lugar nos revezamentos 4x400m masculino e misto;
- Eduarda Merigo Vieira — 4ª colocada no lançamento do dardo feminino;
- Técnicos: Cleberson Jorge Wagner e Ezequiel Emerson Wagner, ambos da APA/Secel.
A moção destaca que o desempenho dos jaraguaenses reforça o protagonismo do município no cenário esportivo nacional e internacional, além de evidenciar o trabalho da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e da Associação Prática de Atletismo (APA) na formação de talentos e no fortalecimento do esporte de base.
- Jaraguá do Sul tem três campeões brasileiros de atletismo na categoria Sub-20
- Atletismo jaraguaense é vice-campeão masculino do Catarinense Sub-16
- Equipe jaraguaense dá show em casa pelo Catarinense de Atletismo Sub-23