Natural de Jaraguá do Sul e residente em São Paulo (SP) há uma década, Tiago Zanghelini conquistou o título da 1ª edição do ADCC Brasileiro (Abu Dhabi Combat Club), um dos maiores eventos de grappling do mundo.
Representando a equipe G13 Interlagos, o jaraguaense sagrou-se campeão na categoria pesadíssimo, divisão que reúne atletas a partir de 101kg, sem limite máximo de peso.
Ao longo da competição, o lutador enfrentou adversários que chegaram a 142kg, característica marcante do ADCC, que reúne competidores de diversas modalidades, como wrestling, judô, sambo e luta livre.
Com a vitória, Tiago não apenas consolida sua posição entre os principais nomes do grappling nacional, como também leva o nome de Jaraguá do Sul ao topo de uma das disputas mais exigentes da modalidade, reforçando a cidade como um celeiro de grandes talentos das artes marciais.
Ele já havia feito história em fevereiro, quando foi bicampeão do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu No-Gi (sem quimono), junto com a esposa Daniélli Zanghelini.
Sobre o grappling
Grappling é um conjunto de técnicas de luta focadas em agarres, controles, quedas e finalizações, sem o uso de golpes traumáticos como socos ou chutes.
O objetivo é dominar o oponente por meio de manipulações corporais, levando-o ao solo e buscando posições de vantagem ou finalizações (como chaves e estrangulamentos).
É uma categoria comum em competições como ADCC, jiu-jítsu sem kimono, wrestling, sambo e outras modalidades de luta corpo a corpo.