Nos dias 29 e 30 de novembro, a Prefeitura de Joinville realiza mais um mutirão de castração gratuita de cães e gatos, desta vez, no Distrito de Pirabeiraba. O procedimento é direcionado exclusivamente para animais de tutores que residem no distrito e o agendamento já está disponível pelo site da Prefeitura.
O mutirão será realizado no pátio da Igreja Luterana Paróquia Rio Bonito (rua Quinze de Outubro, 4629), das 8h às 17h, nos dois dias. O atendimento é feito no castramóvel, veículo adaptado que funciona como clínica itinerante. A realização é do Centro de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), por meio da Clínica Veterinária Clinicão.
Poderão ser castrados animais de tutores que residam em Pirabeiraba, Rio Bonito, Dona Francisca e área rural do Distrito de Pirabeiraba.
Joinvilense relança livreto educativo sobre sambaquis catarinenses
“O atendimento será feito exclusivamente para pessoas que fizeram pré-agendamento. É preciso fazer o agendamento com hora marcada porque a clínica vai entrar em contato para dar informações sobre o preparo do animal, que tem que estar com um período mínimo de jejum”, explica Elisabet de Sousa Mendes, gerente da Unidade de Bem-Estar e Proteção Animal da Sama.
Qualquer pessoa que seja tutora de cães e gatos e que resida no Distrito de Pirabeiraba pode agendar atendimento por meio do formulário no link. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas.
No formulário, o tutor deve informar os dados do animal, como nome, espécie, sexo, pelagem, raça, peso e idade estimados, além do contato de telefone e e-mail do tutor. Caso tenha mais de um animal, é necessário realizar a inscrição individual de cada um deles.
Após o cadastramento, a clínica veterinária Clinicão, empresa responsável pelo procedimento, entrará em contato para confirmar o agendamento e dar outras orientações, como recomendações de pré-operatório, horário de chegada e cuidados antes e após a castração. O animal deve estar em jejum de, no mínimo, 8 horas e, no máximo, 12 horas no horário do procedimento, por exemplo.
No dia do mutirão, o tutor deve levar o animal até o local no horário marcado, apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atual. Cães e gatos que não foram microchipados também receberão o dispositivo durante o mutirão.
A castração é um cuidado importante com o animal, para que não haja a procriação desordenada dentro da comunidade, evitando doenças e também que animais fiquem expostos a situações de risco.