O Fundo Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul foi contemplado com R$ 400 mil por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), recurso liberado na última semana para ampliar a cobertura de exames laboratoriais ofertados à população. A medida integra a agenda de investimentos que o parlamentar vem direcionando ao município, com foco no fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Segundo o deputado, o aporte reafirma seu compromisso histórico com a área. “Cuidar da saúde é cuidar da nossa gente. Essa é uma prioridade no meu trabalho, tanto como médico quanto como deputado. Esse recurso se soma a vários outros que destinamos ao longo do mandato, especialmente para ampliar o acesso e melhorar os serviços prestados pelo município”, destacou Caropreso.
O investimento complementa outras ações do parlamentar em Jaraguá do Sul. Ainda neste mandato, Dr. Vicente destinou R$ 150 mil à Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a realização de exames, consultas e iniciativas voltadas à reabilitação de pessoas com deficiência física e intelectual — áreas estratégicas dentro da política municipal de atenção integral.
Crime organizado
Deve ser votado nesta terça-feira (18) pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei do marco legal do combate ao crime organizado. Segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a votação será a mais importante do ano. O texto está sendo discutido entre o relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), os líderes partidários, governo e representantes das forças de segurança para que se chegue a um consenso. Uma quarta versão do parecer de Derrite foi apresentado aos parlamentares.
Dia das meninas
Foi sancionada, na última sexta-feira, pela presidência da República, a lei que estabelece 11 de outubro como o Dia Nacional das Meninas. A norma também altera o Dia Nacional da Mulher, que passa de 30 de abril para 8 de março, mesma data do Dia Internacional da Mulher. As duas datas passam a integrar o calendário nacional de datas comemorativas. Segundo a lei, essas datas têm como objetivo incentivar ações que promovam os direitos de mulheres e meninas e fortalecer sua participação nos contextos social, educacional, econômico e político. A lei teve origem no projeto de autoria da deputadaSoraya Santos (PL-RJ), aprovado em outubro pela Câmara.