Informações vindas de Brasília indicam que os caciques nacionais do PL estariam buscando uma saída para a crise que se instalou no partido em Santa Catarina, a partir da confirmação da candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado. Conforme nota do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a ideia é oferecer a vaga de vice na chapa de Jorginho Mello a Esperidião Amin (PP) e a segunda vaga ao Senado, a João Rodrigues (PSD). A proposta, se confirmada, demonstra uma desconexão total com o cenário local e um desrespeito ainda maior com a deputada federal Carol de Toni, que aparece na liderança das intenções de votos na última pesquisa Neokemp. Além disso, desconsidera a palavra já empenhada pelo governador de ter o MDB como vice – justo o segundo maior partido no estado, com mais de 180 mil filiados, o MDB conta com 70 prefeitos, 59 vices e 741 vereadores em SC. O que os caciques do PL precisam cuidar é do salto alto, porque um tombo perto da eleição pode deixar fraturas irrecuperáveis.
Confirmadíssimo
O vereador carioca Carlos Bolsonaro esteve na Schützenfest, em Jaraguá do Sul, neste fim de semana e, em entrevista a uma rádio local, disse estar “mais em casa do que nunca”. Também no fim de semana, surgiu a informação de que o vereador Rafael Ranalli, do PL de Cuiabá, teria convidado Carlos para sair ao Senado pelo MT. O filho 02 confirmou que é candidato por SC.
Pura
O resultado apresentado na pesquisa Neokemp, que apontou 60,6% de rejeição à candidatura de Carlos Bolsonaro, não abala a confiança do vereador carioca, que põe lenha na fogueira: “Isso só comprova o que viemos dizendo desde o início: chapa pura e vitoriosa. Ninguém tira a vaga de ninguém — chapa pura não é por acaso, é por princípios”
Novo
O Partido Novo traça estratégias e acompanha os próximos passos para confirmar o convite a Carol de Toni para ser sua candidata ao Senado. O maior desafio do partido é a cláusula de barreira. Com a redução da bancada federal de oito deputados para três entre 2018 e 2022, o partido perdeu acesso ao tempo de propaganda na TV e ao fundo partidário.
Consumidor

Lucas Diniz/Agência AL
Simpósio Estadual em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor foi realizado na Alesc na segunda-feira, numa iniciativa das comissões do Trabalho, Administração e Serviço Público, presidida por Ivan Naatz (PL); e Direitos do Consumidor e do Contribuinte, sob comando de Mário Motta (PSD). O fortalecimento dos Procons foi um dos pontos destacados.