Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Questões para pensar! – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

17/11/2025 - 07:11

Há pessoas na vida que são “superiores” por um dom natural, virtudes naturais delas. Admiráveis no viver com equilíbrio, que é o segredo da vida feliz. Nos extremos ninguém é feliz. Acabei de reencontrar um velho “amigo”, Michel Poulain, belga e especialista em demografia. O reencontrei numa entrevista internacional. Poulain especializou-se em longevidade, em saber por que algumas pessoas vivem muito e outras apitam cedo na vida, o apito final do jogo da vida… Poulain andou pelas chamadas Zonas Azuis, lugares sobre a Terra onde chegar aos 100 anos e mesmo ultrapassá-los é muito comum. E qual é o segredo dessa longevidade? Penso que ninguém descobriu até hoje, o que se sabe vem de pesquisas sobre o cotidiano dessas pessoas centenárias. Vamos lá, ao que foi descoberto. Nosso combustível básico da vida é a alimentação, o que comemos. Os longevos se alimentam com muitos vegetais e pouca carne. Pouca carne, eu disse… São pessoas que caminham muito, pessoas que se mexem, que não ficam sentadas o dia todo ou perdendo tempo com celulares… Os longevos, por maioria absoluta, têm intensa vida familiar, circulam por suas comunidades, são engajadas… Outra característica: os longevos têm alta espiritualidade, o que não significa religiosidade, significa vida espiritual inteligente… Os longevos não fumam, não bebem, têm pouco estresse e… Não foi dito, mas eu imagino e não dispenso essa necessidade: vivem em desapego e têm um propósito bem definido na vida. Vivo dizendo que quem não tiver um propósito, um compromisso social, uma causa por que lugar tire o time de campo, essa pessoa vai “inventar”, criar uma doença e aí sim, terá com o que se preocupar. Infelizmente é assim. Em muitos casos parece que não, mas a vida vazia liquida as pessoas, sem qualquer dúvida. Muitos podem dizer: – “Ah, eu saio para o trabalho todos os dias…”! Isso não quer dizer nada. O propósito na vida, o encantamento na vida não vem do salário, não vem da eventual mansão onde vivemos, vem do amor pelo que fazemos. Leio as pesquisas do Michel Poulain, viro a página e dou de cara com este anúncio, um anúncio típico do mundinho que anda por aí: – “Nutricionista indica sete alimentos que ajudam o bumbum a crescer”. Será que bumbum crescido produz saúde, longevidade e felicidade?

CRUZES

Dia destes, o jornal americano Washington Post publicou a história de um casal americano, ele com 101 anos e ela com 97, casados há 77 anos. Falei dessa lindeza de casamento para um grupo de amigos e… As mulheres em “uníssono” disseram que essa esposa deve ter paciência de borracha, deve ser um santa. Cruzes! Sempre admirei e invejei casamentos longevos, que imagino felizes, porém… Muitas “gurias” dizem que isso é impossível, tudo a partir dos maridos… E agora?

PAZ

Muitos pensam que para viver em paz é preciso estar em permanente harmonia com outras pessoas. Sim, isso faz parte da paz, mas… A paz que nos inquieta é a paz que perdemos por nossas insanidades emocionais. Comparações, inseguranças, desejos inúteis, aparências enganosos que produzimos para enganar os outros, mas que não nos enganam… Tudo depende de nós, a paz antes de tudo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

FALTA DIZER

Um ambientalista participante da COP/30 em Belém disse que em 25 anos a temperatura na Terra terá subido um grau, e esse um grau será suficiente para iniciar o extermínio da vida sobre a Terra. Alguma hipótese de impedimento? Nenhuma. Os prepotentes do lucro derrubam e sujam tudo o que encontram pela frente. O dinheiro é tudo. Cadeia.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.