Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Leitão nasce com dois troncos, uma única cabeça e seis patas no Oeste de SC

Foto: Pedro Engel, Rádio Alternativa

Por: Elisângela Pezzutti

14/11/2025 - 10:11 - Atualizada em: 14/11/2025 - 10:50

O nascimento de um leitão com dois troncos, uma única cabeça e seis patas surpreendeu o produtor Ênio Uebel, que reside na Linha Alto Biguá, em Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. O animal nasceu sem vida.

Em entrevista ao g1, Ênio relatou que a porca pariu na última quinta-feira (6). Ao conferir o chiqueiro, encontrou sete filhotes vivos, além do porquinho com a anomalia.

Com longa vivência na suinocultura, o agricultor afirmou que nunca havia presenciado algo semelhante. A família mantém a criação de porcos apenas para consumo próprio, em uma área de cerca de 12 hectares.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“De noite, quando a porca começou a parir, eu e minha esposa ajeitamos o chiqueiro, colocamos palha. Achei que ela já tinha terminado, mas depois de mais de uma hora nasceu mais um, que já veio morto. Quando fui ver, era um porquinho com uma cabeça e dois corpos. Nunca vi coisa igual”, relatou.

Alteração no desenvolvimento embrionário

Após comunicar o acontecido a uma sobrinha que estuda na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), o produtor levou o leitão até a instituição, em São Miguel do Oeste. Professores e estudantes irão conservar o animal e investigar possíveis origens genéticas da malformação.

“O pessoal da Unoesc pediu o porquinho para análise. A gente colocou no gelo e levou até lá. Agora os alunos vão poder estudar o caso”, disse Ênio.

De acordo com Jackson Preuss, professor da universidade, a anomalia pode ter ocorrido devido a uma falha no desenvolvimento embrionário, quando acontece uma duplicação parcial durante as primeiras divisões do embrião.

Especialistas apontam que esse tipo de condição pode estar relacionado a fatores genéticos, influências ambientais, presença de toxinas, infecções virais ou carências nutricionais.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.