O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através de sua Academia Judicial (AJ), lança nesta sexta-feira (14), às 8 horas, o programa PJSC nas Escolas. A ideia é promover uma maior aproximação entre o Judiciário e os estudantes da rede estadual de Santa Catarina, a partir de palestras para jovens alunos em escolas de todo o Estado. E a largada do programa vai acontecer no Instituto Estadual de Educação (IEE), o maior colégio público do território catarinense.
“O objetivo desse projeto é nos apresentarmos como instituição e, ao mesmo tempo, oferecer às crianças um novo referencial de futuro. Quando criamos essa aproximação, abrimos espaço para que elas se reconheçam ali, para que percebam que podem ocupar esses lugares quando crescerem”, explica o desembargador Luiz Felipe Schuch, diretor-executivo da Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina.
A coordenadora do programa, juíza Bruna Luíza Hoffmann, titular da 2ª Vara da comarca de Trombudo Central, comandou a fase piloto do PJSC nas Escolas junto a estudantes do 5º ano de quatro escolas daquele município. Ela considerou a experiência “enriquecedora”. Segundo a magistrada, a aproximação com as crianças demonstrou que elas, ainda que inocentes, já entendem e se preocupam com conflitos e litígios do mundo adulto que as cerca.
Nesta semana, aliás, a juíza Bruna comandou curso de capacitação para formadores do programa na sede da AJ, em Florianópolis. Na oportunidade, reuniu magistrados e magistradas de diferentes comarcas com o objetivo de capacitar os participantes para atuarem de forma didática junto a crianças de escolas municipais e para acolher e dialogar com as diferentes realidades que encontrarão.