Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Novo projeto para duplicação da BR-280 é lançado pelo DNIT

Foto: Divulgação/DNIT

Por: OCP News Joinville

12/11/2025 - 09:11 - Atualizada em: 12/11/2025 - 09:13

Um novo edital para a contratação de novo projeto para a duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari foi lançado pelo DNIT nesta quarta-feira (12). O projeto vai até o contorno com Jaraguá do Sul, dentro do lote 1, que teve obras iniciadas em 2018 e paralisadas em 2022. As informações são do portal NSC.

O novo projeto da BR-280, que terá contrato de dois anos, com 19 meses para execução, foi dividido em três lotes, ainda que a contratação seja única. O primeiro deles será entre o Porto de São Francisco do Sul e o acesso a Balneário Barra do Sul. Nesse segmento, fica o contorno de São Francisco, obra iniciada que será concluída em contrato específico, junto com o entorno do Instituto Federal Catarinense.

O projeto nesse segmento vai traçar as diretrizes para a duplicação do restante do segmento, ponte de 100 metros sobre o canal do Linguado, novos viadutos e perimetrais do contorno. O lote seguinte da BR-280 tem extensão entre o acesso a Balneário Barra do Sul e o cruzamento com a BR-101. É o segmento de Araquari. O projeto vai contemplar a duplicação, com análise de eventual novo traçado devido ao crescimento urbano de Araquari, e novos viadutos, além da ciclovia.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O segmento final fica entre a BR-101 e o início do contorno de Jaraguá do Sul – o contorno é um novo traçado da BR-280, com 24 km, com obras em andamento (a previsão de entrega é o final de 2027). Nesse lote, o projeto não para definir a duplicação – o trecho já está em ampliação – e sim para a implantação de ciclovia, construção de nova ponte sobre o rio Piraí e acesso à aldeia indígena. Somados, os três segmentos chegam a 51 km. A contratação será os projetos básico e executivo. A duplicação da BR-280 está em obras nos lotes entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

O DNIT pretende lançar ainda em novembro o edital para as obras em dois pontos do trecho da estrada. O restante do lote 1 só terá obras após a conclusão do projeto, agora em contratação. A rodovia faz o acesso a São Francisco do Sul, incluindo porto e praias.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.