Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Planejar o futuro: Criciúma +25 encerrará o ciclo de debates com foco em desenvolvimento econômico e inovação

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

12/11/2025 - 08:11 - Atualizada em: 12/11/2025 - 08:48

O Governo de Criciúma realiza, nesta quarta-feira (12), o último encontro do programa De Frente Para o Futuro – Criciúma +25, que encerra o ciclo de debates participativos voltados ao planejamento estratégico da cidade para os próximos 25 anos. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a Diretoria de Planejamento Urbanístico (DPU) e a Secretaria de Educação, será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 13h30.

O eixo em discussão será Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o objetivo de identificar ações prioritárias e oportunidades que estimulem o crescimento sustentável e o fortalecimento da economia local até 2050. O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destaca que o projeto representa um marco na forma como a cidade planeja o futuro, conectando dados técnicos, inovação e a escuta participativa.

“Para pensar a Criciúma de 2050 precisamos fomentar a inovação, que é o motor de um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico, atraindo investimentos, gerando empregos e melhorando a vida das pessoas”, afirma o prefeito.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, ressalta a importância do diálogo entre o poder público, o setor produtivo e as instituições de ensino como forma de alinhar as demandas do mercado à criação de políticas públicas eficientes.

“Os encontros do Criciúma +25 reforçaram o quanto a cidade está se preparando para o futuro das relações humanas, comerciais e produtivas. Neste último evento, apresentaremos os indicadores determinantes para a formulação de políticas que estimulem a inovação e tornem o desenvolvimento econômico mais dinâmico e sustentável”, explica.

Representatividade e construção coletiva

O diretor de Planejamento Urbanístico do município, Edson Silva, destaca a diversidade das instituições envolvidas e a relevância da participação popular na formulação das diretrizes que orientarão o planejamento da cidade. “O Criciúma +25 é um processo construído com muitas vozes. Cada instituição, cada cidadão que participou contribuiu com ideias e visões complementares. Essa pluralidade é o que dá legitimidade e solidez às decisões que vão moldar a Criciúma do futuro”, pontua.

Ao finalizar a etapa das discussões e participações da sociedade civil e técnicos do Governo Municipal, o programa De Frente Para o Futuro – Criciúma +25 terá como fase seguinte a organização dos dados e a formulação de um relatório final, com diretrizes voltadas especificamente para cada um dos eixos explorados ao longo do ano.

“Ao final dos encontros, iniciaremos a sistematização de todas as contribuições recebidas ao longo dos encontros para consolidar um relatório final com diretrizes específicas. Esse documento servirá como um guia estratégico, voltado à construção de políticas públicas mais assertivas e conectadas às reais necessidades da nossa cidade”, finaliza o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.