Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

TRE realiza ação de regularização de título eleitoral em Araquari

Foto: Divulgação

Por: Gabriel JR

12/11/2025 - 10:11

No primeiro dia, 21 pessoas foram atendidas devido a uma instabilidade na conexão da internet com o sistema, mas a meta é atender 36 pessoas diariamente, respeitando a capacidade técnica de atendimento estimada pela Corregedoria Regional Eleitoral. O atendimento é por ordem de chegada.

Até o dia 28 de novembro, os eleitores de Araquari que têm como referência a 27ª Zona Eleitoral, de São Francisco do Sul, poderão regularizar o título sem sair da cidade. A ação faz parte do projeto Justiça Eleitoral em Movimento.

No local, será possível tirar a primeira via do título de eleitor, transferir o endereço de votação, cadastrar a biometria, regularizar débitos entre outros.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Para transferir o título de eleitor para Araquari é preciso ser morador da cidade ou comprovar vínculo trabalhista, familiar, comunitário ou afetivo com o município.

Nos dias 10 a 14 de novembro, o atendimento será realizado no Centro, dos dias 17 a 19 de novembro será no bairro Itapocu e de 24 a 28 de novembro no bairro Itinga, das 14h às 17h.

No dia será preciso levar comprovante de residência ou de vínculo com o município. A foto será coletada no local.

A ação faz parte do projeto Justiça Eleitoral em Movimento que tem o objetivo de expandir os serviços eleitorais a comunidades não alcançadas pelo atendimento presencial.

Atualmente, Araquari tem 26.406 eleitores, segundo a base de dados do TRE/SC.

Confira os locais e as datas

Centro

Datas: 10 a 14 de novembro

Endereço: Rua Coronel Almeida, 325, Sala 10 (Anexo ao Centro Comercial Ancoradouro,

Secretaria de Cidadania).

BR 101 – Itapocu

Datas: 17, 18 e 19 de novembro

Endereço: Avenida João Carlos Rosa, 677 (Anexo à Subprefeitura).

Itinga

Datas: 24 a 28 de novembro

Endereço: Rua Alberto Natalino Miquelute, 7893, Sala 01 (Extensão da Câmara de Vereadores- antiga Subprefeitura).

Veja o que levar

Documento de Identificação:

carteira de identidade (RG) ou

certidão de nascimento ou

certidão de casamento ou

passaporte (novo modelo) ou

outro documento de identificação com validade legal

Atenção: a carteira de motorista (CNH) não é aceita para o primeiro título (alistamento). A pessoa do gênero masculino que solicitar seu primeiro título no ano em que completar 19 anos deverá apresentar também a quitação militar.

Comprovante de residência ou de vínculo com o município

Para votar no município desejado, você deverá comprovar que reside ou que possui ligação com o município. Os seguintes vínculos permitem votar no município:

residencial: basta apresentar qualquer comprovante de residência no município (fatura de energia elétrica, água, gás ou telefone, por exemplo)

familiar: poderá apresentar, por exemplo, comprovante de endereço de qualquer familiar que resida no município ou

profissional: neste caso, a pessoa trabalha, de maneira presencial ou remota, para outra pessoa física ou jurídica localizada no município; ou sua atividade tem abrangência sobre o município desejado (por exemplo, município pertence à sua área de vendas). Poderá apresentar contrato de trabalho, contracheque ou qualquer outro documento que comprove sua atuação no local ou

comunitário: aqui, a pessoa possui vínculos com a comunidade, como ser sócia ou frequentadora de clube localizado no município; ou ter sido convocada ou convidada a jogar campeonato de futebol, vôlei ou outra modalidade esportiva em nome do clube ou do município. Poderá apresentar, por exemplo, carteirinha do clube ou declaração que ateste sua convocação ou participação em campeonato local

afetivo: poderá apresentar qualquer comprovante que demonstre seu apreço ou ligação emocional com o município, como, por exemplo, ter estudado em colégio ou faculdade situados no município.

Dúvidas

Mais informações podem ser adquiridas no 0800-647-3888, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

O cartório de referência para os eleitores de Araquari está localizado em São Francisco do Sul (SC).

027ª Zona Eleitoral – São Francisco do Sul/

Rua Coronel Oliveira, 289 – Centro, São Francisco do Sul, SC

Fones: 0800 647 3888 Ramal 8094/ (47) 98815-1072

E-mail: [email protected]

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação