A missão internacional do Comitê Integra da Alesc, que está nos Estados Unidos até o dia 16, tem agenda em Washington e visitas técnicas a distritos escolares e instituições de referência. O objetivo é buscar conhecimentos sobre políticas de segurança escolar, prevenção da violência e promoção da cultura de paz, além de apresentar ao Banco Mundial dois projetos que buscam recursos a fundo perdido para serem implementados em SC. Criado em 2023 após o ataque à creche Bom Pastor, em Blumenau, o Comitê reúne forças de segurança pública, educação pública e privada, MPSC, órgãos de controle, universidades, prefeitos, professores, pais e estudantes. Nesta missão, sob a coordenação dos deputados Paulinha (Podemos) e Mário Motta (PSD), o grupo visitou o Columbia Heights Educational Campus, em Washington, referência em inovação pedagógica, acolhimento e segurança estudantil. A delegação conheceu um modelo de acolhimento dedicado exclusivamente a receber novos alunos, famílias e colaboradores, além de uma divisão de saúde mental e mediação de conflitos.
Banco Mundial
Em Washington, a comitiva apresentou ao Banco Mundial dois projetos complementares: o “Protege SC” (Programa Estadual de Segurança e Infraestrutura Escolar Integrada) e o “Vamos Salvar o Dia – Não Terceirize o Amor”. Ambos buscam US$ 10 milhões para modernizar 100 escolas-piloto com tecnologia, infraestrutura e formação em cultura de paz.
Meta
A meta é reduzir em pelo menos 40% os incidentes de violência escolar e elevar a percepção de segurança das comunidades educativas a 85% até 2029, consolidando um modelo replicável no Estado. O projeto aponta que 4.897 unidades de ensino, 102.430 professores (89,6% deles mulheres) e 1.595.000 estudantes estariam beneficiados por políticas de proteção.
ANTT
O senador Esperidião Amin (PP) participou na terça-feira da sabatina do indicado ao cargo de diretor da ANTT, Severino Neto, no Senado. Amin fez um pedido sobre o Morro dos Cavalos: “Eu sei que o senhor já estudou”, disse. “Realmente, eu estudei. O tema atualmente está no TCU, que deu prazo de 120 dias, e depois disso é que vamos deliberar”, respondeu Severino.
Vampiro

Foto: Divulgação/PSD
O deputado federal Luiz Fernando Vampiro oficializou sua transferência do MDB para o PSD, embora a janela partidária só abra em 2026. O ato aconteceu na presença do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, do presidente estadual do partido, Eron Giordani, e também do prefeito de Chapecó, João Rodrigues.