Principal liga de basquete no mundo, a NBA perdeu mais um de seus jogadores históricos. Membro do Hall da Fama da NBA desde 1989, Lenny Wilkens morreu aos 88 anos. A causa não divulgada.
Wilkens brilhou como jogador e técnico, levando o Seattle SuperSonic ao título de 1979 e a seleção americana ao ouro das Olimpíadas de Atlanta 1996.
“Lenny Wilkens representou o que havia de melhor na NBA, como jogador do Hall da Fama, técnico do Hall da Fama e um dos embaixadores mais respeitados do esporte. Tanto que, há quatro anos, Lenny recebeu a distinção única de ser nomeado um dos 75 maiores jogadores e 15 maiores técnicos de todos os tempos da liga. Ele influenciou a vida de inúmeros jovens, bem como gerações de jogadores e técnicos que consideravam Lenny não apenas um grande companheiro de equipe ou técnico, mas também um mentor extraordinário que liderou com integridade e verdadeira classe”, afirmou em nota Adam Silver, comissário da NBA.
Depois de 15 anos como jogador profissional, Lenny Wilkens tornou-se o técnico com mais partidas na NBA, com 2.487. Além disso, é o terceiro treinador com maior número vitórias na liga (1.332), atrás somente de Gregg Popovich (1.388) e Don Nelson (1.335).