Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fashion Vision 2025 reforça protagonismo de SC no cenário nacional da moda

Divulgação/Sebrae

Por: Pedro Leal

10/11/2025 - 15:11

Tendências, propósito e inovação marcaram o Fashion Vision 2025, evento realizado na última quarta-feira (5), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Promovido pelo Sebrae, com o patrocínio da Central Importadora, Audaces e GeoVendas, além do apoio da CDL Jaraguá do Sul, Acijs,APEVI, Molde.be e Escola de Dança Acro Astral, o encontro reuniu empresários, profissionais e entusiastas da moda para um dia de imersão em conhecimento, conexões e novas perspectivas para o setor.

Com programação intensa, o evento contou com palestras e talks de grandes nomes do cenário nacional, como Camila Salek, Sandra Chayo, André Carvalhal e Felipe Siqueira, que compartilharam suas visões sobre consumo, sustentabilidade, comportamento e o futuro do varejo de moda.

Encerramento do projeto Moda Catarina

O Fashion Vision marcou também o encerramento do projeto Moda Catarina, iniciativa do Sebrae que fortaleceu o ecossistema da moda catarinense ao longo do ano, promovendo capacitações, conexões e novas oportunidades de mercado. “O Sebrae tem uma frente grande voltada para atender a cadeia têxtil, e Santa Catarina é um polo referencial em moda para as demais unidades do Sebrae”, destacou Zenilde Balsannelli, gestora de projetos do Sebrae/SC. “Nosso papel é conectar o pequeno negócio às tendências e impulsionar o desenvolvimento de um setor que é símbolo da economia catarinense”, completou.

Durante o evento, empresas participantes do projeto compartilharam suas experiências e histórias de transformação por meio do programa.

Inovação, propósito e a força das lojas físicas

Entre os destaques da programação, Camila Salek trouxe reflexões sobre o papel das lojas físicas na era digital. Para ela, a “energia vital da loja física” está em ressignificar o espaço, transformando-o em um ambiente de experiências, lazer e fortalecimento de comunidades. “A jornada de compra não é mais linear. A loja se transformou em um espaço para brincar, conhecer e se conectar. É um ambiente de contação de histórias, personalização e vivência, onde consultores substituem vendedores e o básico é reimaginado”, afirmou Salek.

A empresária Sandra Chayo, diretora da HOPE Lingerie, abordou temas como esperança, inovação e criatividade, ressaltando a importância de unir propósito e originalidade em um setor em constante transformação.

Já o autor e consultor André Carvalhal provocou o público a repensar hábitos e valores. “É preciso repensar propósitos e processos. Moda é mais do que roupa, é comportamento, cultura e expressão. Hoje vemos o crescimento de modelos como brechós e roupatecas, e esse novo caminho é feito de inovação, transparência e colaboração”, destacou Carvalhal.

Encerrando o evento, Felipe Siqueira reforçou a importância de colocar o ser humano no centro das estratégias de negócio. “É possível lucrar e, ao mesmo tempo, pensar nas pessoas. As marcas que prosperam são aquelas que equilibram resultado e impacto”, afirmou.

Um novo olhar para o futuro da moda em SC

Com público expressivo e trocas inspiradoras, o Fashion Vision 2025 consolidou-se como uma vitrine de ideias e tendências para o setor da moda catarinense, reforçando o papel do estado como referência nacional em inovação e sustentabilidade no segmento. “O evento mostra que a moda catarinense é criativa, colaborativa e está pronta para o futuro. Encerramos o projeto Moda Catarina com a certeza de que o Sebrae segue fortalecendo os pequenos negócios e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia têxtil do estado”, concluiu Zenilde.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).