O avanço de uma linha de instabilidade pelo Oeste de Santa Catarina causou graves estragos em vários municípios em meio a tempestades de granizo e vendavais destrutivos na tarde desta sexta-feira (7), com danos severos de forma localizada.
As informações são do portal Metsul. O caso mais grave até o momento foi em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste do estado, próximo à fronteira com a província argentina de Missiones; o município foi atingido por um vendaval violento.
Imagens publicada por moradores da localidade nas redes sociais mostram casas destelhadas com telhas espalhadas por uma extensa faixa do terreno, árvores caídas e algumas arrancadas pela raiz, e estruturas danificadas, chegando, segundo informações do MetSul, ao ponto de arrancar toda uma casa do chão.
Ainda não se sabe o fenômeno meteorológico específico que atingiu o município. As hipóteses são uma microexplosão ou um tornado.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o temporal também provocou acidentes de trânsito e destelhamentos em diferentes pontos do município.
Uma cerimônia de formatura do programa Bombeiro Mirim, que ocorreria na noite desta sexta-feira, teve de ser cancelada.
Vendavais atingiram outras cidades do Oeste de Santa Catarina, e uma linha de instabilidade se formou entre o Noroeste e o Norte gaúcho, provocando temporais. A previsão é que esta linha de tempestades se desloque por Santa Catarina e o Paraná nas próximas horas com tempo severo.