Avevi promoverá debate sobre população em situação de rua
A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) vai transformar sua próxima assembleia, na segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores de Barra Velha, em um dos maiores debates regionais sobre a população em situação de rua. O tema, que tem ganhado peso na agenda política nacional e estadual, será discutido com representantes de Chapecó, Florianópolis e do governo do Estado.
A presença de nomes como Paula Gai (Programa Mão Amiga), Aníbal Curti González (Centro Pop) e da Diretora Estadual de Assistência Social, Gabriella Dornelles, reforça o caráter estratégico do encontro. A Avevi busca alinhar políticas públicas e pressionar por ações conjuntas e permanentes entre os municípios, indicando que o tema deve entrar de vez na pauta legislativa das câmaras municipais do Vale do Itapocu.
Autodefesa feminina
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão de terça-feira (4), moção de apoio ao Projeto de Lei, apresentado pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que prevê a autorização para que mulheres maiores de 18 anos possam portar armas de incapacitação neuromuscular, popularmente conhecidas como armas de choque, para fins de legítima defesa. A iniciativa, proposta no Legislativo municipal pelo vereador Delegado Mioto (União), reforça a preocupação com o avanço da violência contra a mulher, citando dados nacionais que apontam um feminicídio a cada seis horas no Brasil, e defende a ampliação de instrumentos de proteção.
Posicionamento
Ao manifestar apoio à tramitação da matéria na Alesc, o Legislativo jaraguaense enfatiza que a medida busca oferecer uma resposta direta e imediata ao problema da vulnerabilidade feminina, fortalecendo a sensação de segurança e autonomia das mulheres em espaços públicos e privados. A moção será encaminhada ao deputado autor da proposta, expressando o posicionamento político da Câmara em favor de ações que ampliem os mecanismos de autodefesa e enfrentamento à violência de gênero no estado.