Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de governança. A iniciativa, inédita em Santa Catarina e a primeira do Sul do Brasil, tem como objetivo fomentar um ambiente propício à captação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável.
“A agência atuará como elo entre o Município e investidores comprometidos com uma matriz econômica baseada na inovação, na adoção de boas práticas de gestão, na mitigação de impactos ambientais e na promoção da inclusão social”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, Thiago Sarmanho.
Formalizado por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções, o projeto nasce da articulação do Comitê de Desenvolvimento Econômico — fórum consultivo que reúne representantes do poder público municipal, da sociedade civil e de entidades empresariais. Ao lado da Prefeitura, integram o Comitê a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Câmara de Dirigentes lojistas (CDL), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Novale Hub e o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, que colaboram com propostas para impulsionar o crescimento sustentável de Jaraguá do Sul.
O prefeito Jair Franzner classificou o momento como um marco histórico para a cidade, que se prepara para celebrar seus 150 anos em 2026. Segundo ele, a assinatura do protocolo representa um avanço concreto para posicionar ainda mais Jaraguá do Sul como um polo de desenvolvimento apoiado fortemente pela inovação e pela sustentabilidade.
“É um passo importante. Agora temos a responsabilidade de transformar este projeto em realidade, dentro do compromisso de pensar uma cidade para os próximos 50 anos”, afirmou Franzner. Entre os objetivos da administração municipal está a redução dos efeitos climáticos e a neutralização de carbono até o bicentenário da cidade.

O projeto nasce da articulação do Comitê de Desenvolvimento Econômico, fórum consultivo que reúne representantes do poder público municipal, da sociedade civil e de entidades empresariais | Foto: Caroline Stinghen
Especialista destaca importância da iniciativa
O especialista em investimentos sociais Kurt Morriesen, que atua junto a organismos internacionais voltados às práticas ESG, destacou a relevância da iniciativa, especialmente no contexto em que o Brasil sedia, pela primeira vez, uma conferência mundial sobre meio ambiente, a COP 30. Com experiência junto ao BID, Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial e G20, Kurt ressaltou que Jaraguá do Sul se insere em um cenário de ambiente de negócios de investimentos ESG que já representam ativos superiores a 30 trilhões de dólares.
Luis Leigue, conselheiro da Acijs, reforçou que o próximo passo será a estruturação da agência. “Trata-se de um posicionamento estratégico que agora se transforma em ação prática, fortalecendo a interlocução do município junto a investidores e promovendo uma economia de valor agregado e novos modais de desenvolvimento”, pontuou.