Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Programa Trilhas da Educação atende mais de 1 mil alunos no contraturno escolar em Joinville

Divulgação/Prefeitura de Joinivlle

Por: Pedro Leal

05/11/2025 - 14:11

O programa Trilhas da Educação, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville, atendeu mais de 1 mil alunos no contraturno escolar neste ano. Por meio do programa, os estudantes têm a oportunidade de realizar uma série de atividades extracurriculares e se desenvolverem integralmente.

As atividades são realizadas em nove instituições parceiras da Secretaria de Educação. Atualmente, fazem parte do programa o ABCD Level, Dom Bosco, Instituto Esperança (matriz), Instituto Esperança (filial), Instituto Priscila Zanette, Instituto Raízes, Senai Norte, Sesi Sul e Univille.

Entre as trilhas de aprendizagem desenvolvidas no programa estão atividades envolvendo tecnologia, inovação, lógica, comunicação, idiomas, artes visuais e cênicas, música, esportes e sustentabilidade.

Para a coordenadora de contraturno escolar da Secretaria de Educação, Juliana da Silva Alano, o programa Trilhas da Educação é uma oportunidade para os alunos preencherem o tempo livre com atividades que contribuam para o desenvolvimento.

“Com o programa, o aluno deixa de acessar um pouco as telas, o celular e o videogame, por exemplo, e ganha um pouco mais de base pedagógica. Então, pode aprender de forma mais lúdica com os nossos parceiros. O Trilhas pode dar oportunidade aos talentos que temos na Rede Municipal”, explica.

Experiência que transforma vidas

A adolescente Isadora Lara Coutinho, de 15 anos, aluna da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, é uma das participantes do programa Trilhas da Educação, por meio da parceria com o Instituto Priscila Zanette.

A estudante começou no programa em março, por uma sugestão da madrasta para que a menina tivesse opções de atividades para realizar no período da tarde, no contraturno escolar. Desde então, ela se apaixonou pelo Trilhas da Educação.

“O Instituto se tornou uma segunda casa para mim e para muitas crianças que estão aqui desde o início comigo. Eu acho que é um lugar muito transformador. A gente tem, por exemplo, o nosso projeto de valores, que fala da pauta de empatia, responsabilidade e justiça, e acho isso incrível para as crianças”, conta.

Isadora frequenta o instituto durante quatro dias da semana e faz diversas atividades, como dança, esportes, informática e reforço pedagógico, além do taekwondo, que é o seu preferido.

“Para quem tem interesse em participar, eu diria que pode ser que ache que será cansativo, mas vai ser uma experiência incrível e inesquecível porque aqui é a melhor coisa que tem”, complementa.

Os interessados em participar das atividades do programa Trilhas da Educação ainda podem se inscrever no programa por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/TrilhasVagasRemanescentes). Os inscritos em 2025 já têm vaga garantida para o ano letivo de 2026.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).