A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) está em processo de revisão e atualização do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) para o quadriênio 2026-2029. O objetivo é elencar as prioridades, metas e ações estratégicas que nortearão a execução da Política Pública de Assistência Social no município.
O plano é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Pública de Assistência Social no município. A cada quatro anos o órgão gestor é responsável pela elaboração em que são definidas ações prioritárias nos níveis de Proteção Social Básica e Especial.
Para garantir que o planejamento reflita as necessidades da população, a Semudes promove duas oficinas focadas nos eixos da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial. Participam dos encontros gestores, servidores, usuários, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
“Planejar o futuro da Assistência Social exige um esforço conjunto. Estas oficinas são essenciais para definirmos, junto com quem vive a realidade dos serviços e com nossos parceiros, quais serão as prioridades e desafios para os próximos quatro anos”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social Rafael Burgonovo.
Após as oficinas o Plano será disponibilizado no site da Prefeitura para consulta pública. Dessa forma a comunidade em geral poderá participar do aprimoramento das diretrizes, metas e prioridades da Política de Assistência Social em Blumenau.