Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mutirão de atendimento para prevenção do câncer bucal vai até sexta-feira

Foto: Divulgação/PMJ

Por: OCP News Joinville

05/11/2025 - 09:11 - Atualizada em: 05/11/2025 - 09:13

Até esta sexta-feira (07), 44 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville promovem um mutirão de prevenção ao câncer bucal para toda a população, com realização de exames sem agendamento prévio. A ação é promovida pela Prefeitura de Joinville, com a parceria do Conselho Regional de Odontologia (SC), Associação Brasileira de Odontologia, Univille e Hospital Erasto Gaertner.

O atendimento está sendo realizado pelas 82 equipes de Saúde Bucal do município, profissionais de odontologia e estagiários das entidades parceiras. O exame de prevenção ao câncer bucal é destinado a toda a população que apresentar sintomas ou tem dúvidas sobre o diagnóstico. Para conferir o horário de atendimento das unidades, basta acessar a página do mutirão.

“O câncer bucal é o oitavo mais incidente no Brasil entre homens. O objetivo do mutirão não é só detectar novos casos, mas também prevenir que esses casos avancem para algo mais grave”, ressalta o cirurgião dentista e especialista em estomatologia da Secretaria da Saúde de Joinville, Roosevelt Huergo.

O especialista reforça ainda que é preciso ficar atento a alguns tipos de lesões. “Lesões que não cicatrizam por mais de 21 dias, que são endurecidas, sangram, exigem uma atenção especial. Manchas suspeitas, geralmente inflamadas, também são importantes observar”, complementa.

Diagnóstico a partir do mutirão

Seu Sebastião Ferreira, de 58 anos, foi diagnosticado com câncer bucal em 2023, em uma das edições do mutirão. Ele apresentava feridas recorrentes na boca, e foi a filha que alertou sobre a necessidade de procurar um especialista.

Depois do diagnóstico, ele foi encaminhado para atendimento e realizou duas cirurgias. Hoje tem uma vida normal, cuidando da horta que é parte do seu sustento, e segue em acompanhamento periódico. “Quanto mais rápido procurar ajuda, melhor. Eu demorei, mesmo assim, hoje me sinto bem, o atendimento no Hospital São José foi nota 10”, ressalta.

O câncer bucal pode afetar lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua, amígdalas e o palato. O tabagismo, o consumo de álcool e a exposição solar excessiva são alguns dos fatores de risco da doença. Manter uma rotina de consultas regulares ao dentista e hábitos saudáveis é fundamental para identificar a doença no estágio inicial.

Caso identifique algum dos sintomas abaixo, o usuário pode procurar uma das 44 unidades básicas com serviço odontológico para avaliação. Durante esta semana, o atendimento é por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

  • Feridas na boca que demoram a cicatrizar (mais de 15 dias)
  • Áreas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas
  • Nódulos e inchaços na boca, lábios ou pescoço
  • Dificuldade ou dor para falar, mastigar ou engolir
  • Sensação de dormência na boca, língua ou lábios
  • Rouquidão persistente, sangramento, mau hálito persistente e perda de peso repentina

Ação especial na 85ª Festa das Flores de Joinville

No dia 21 de novembro, profissionais de odontologia mobilizados nesta campanha estarão na 85ª Festa das Flores de Joinville com orientações sobre promoção à saúde e prevenção ao câncer bucal. Durante a ação, também serão realizadas avaliações bucais com o objetivo de diagnosticar precocemente lesões e encaminhamento adequado. Os atendimentos serão gratuitos e por demanda espontânea.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.