Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Atlas mostra tamanho do Serviço Público em SC – Acontece SC

Foto: Rodrigo Corrêa / Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

05/11/2025 - 07:11 - Atualizada em: 05/11/2025 - 08:30

Santa Catarina tem um dos menores índices de servidores públicos do país — apenas 4,8% da população, enquanto a média nacional é superior a 12%. Em 2022, o Estado contava com cerca de 365 mil servidores, número inferior ao Paraná (585 mil) e ao Rio Grande do Sul (663 mil). Os dados estão no Atlas do Serviço Público em SC – 2024, lançado nesta terça-feira na Alesc, numa iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e das Empresas Públicas. Outro dado que chama atenção é o aumento da população catarinense em relação ao número de servidores, o que dificulta o atendimento em diversos setores. Nos últimos 10 anos, enquanto a população catarinense saltou 19,6%, o número de servidores cresceu apenas 9,6%. Para o deputado Fabiano da Luz, coordenador da Frente Parlamentar, o Atlas desconstrói “a ideia de inchaço na máquina pública” e reforça a necessidade de novos concursos. “O levantamento mostra que sem concurso, sem valorização e sem planejamento, quem perde é a população”, destaca o deputado.

Mobilização

O lançamento do Atlas do Serviço Público em SC – 2024 ocorre em meio à mobilização nacional contra a PEC da Reforma Administrativa, que, de acordo com o deputado Fabiano da Luz, ameaça direitos e a estrutura do funcionalismo público. Além disso, outra pauta do setor é a retirada do desconto de 14% dos servidores públicos aposentados de Santa Catarina.

Novo

A deputada federal Carol de Toni (PL) deixou claro que pretende resolver o impasse em relação a sua candidatura ao Senado até a abertura da janela partidária, em abril de 2026, e espera que a solução esteja dentro do seu partido. Mesmo assim, ela já começa a receber convites e um deles é do partido Novo, que está de portas abertas para a parlamentar.

Portos

A deputada federal Daniela Reinehr (PL) integra a Missão Ásia 2025, como visitas a estruturas portuárias na Coreia do Sul e na China. O primeiro compromisso foi na Coreia do Sul, no Porto de Busan. A comitiva terá reunião com a embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, a catarinense Márcia Donner Abreu, e depois seguirá para Hong Kong, na China, encerrando a missão.

Título eleitoral

Foto: Divulgação/TSE

O TSE promove até sexta-feira a ação “Votar é a Nossa Cara”, voltada a incentivar que jovens entre 15 e 17 anos tirem o título eleitoral e participem ativamente do processo democrático nas Eleições de 2026. O objetivo é estimular a juventude a exercer a cidadania, mesmo que, nessa idade, o voto ainda não seja obrigatório.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 35 anos de atuação.