Elas vão se destacar em meio aos milhares de visitantes que estarão no Parque de Eventos desta semana até a próxima para a 35ª Schützenfest. E quem são elas? São as realezas da festa. Sob as luzes dos pavilhões e o som das bandas tradicionais, as meninas fazem bonito ano após ano, a cada edição, são elas que assumem o papel de guardiãs simbólicas da festa, apresentando a cidade, participando de eventos oficiais e trazendo ao público o espírito que mantém viva uma das maiores celebrações da cultura germânica.
Neste ano, o destaque vem com um capítulo mais que especial, Anna Hornburg, de 28 anos, biomédica e representante da Sociedade Aliança, assume o posto de rainha seguindo os passos da mãe, que ocupou o trono em 1989, na primeira edição do concurso. “A Ana criança ia amar se ver rainha”, relembra ao contar que uma foto antiga desfilando pela sociedade reacendeu o desejo. Após anos adiando a participação, ela decidiu que este seria o momento, e agora se prepara com entusiasmo para a festa.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Ao lado dela, como 1ª princesa, Cassilia Horst, 29 anos, psicóloga na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e representante da Sociedade Centenário, traz uma história marcada por vínculo afetivo com a Schützenfest. Frequentadora desde a infância, define sua trajetória como “vitória” após um ano desafiador. “Foi um período bem complicado, tentei dar meu máximo em todos os momentos e aguentar a emoção, a ansiedade chega antes do que eu, mas agora estou vivendo cada momento com calma e carinho”, conta.
Completando o trio, a 2ª princesa é Mariana Dalcanali, 19 anos, auxiliar de laboratório e representante da Sociedade Amizade, simboliza os novos olhares que chegam à festa. A princesa nunca participou ativamente das outras edições, mas sempre que via as realezas, seus olhos brilhavam, e admite ter “caído de paraquedas” no concurso. A palavra que escolhe para definir a festa é acolhimento, reflete sua percepção sobre o evento e a comunidade que abraça quem chega disposto a aprender e celebrar.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Ao serem questionadas sobre qual a novidade favorita deste ano, responderam que o momento mais aguardo é o Desfile Festivo, que acontece pela primeira vez no sábado (15), na Rua Reinoldo Rau, às 9h30, um dos principais compromissos das majestades. Além de ter o queridinho churrasco de igreja adicionado ao cardápio, câmeras de monitoramento em volta do parque de ventos, totens com água potável e aumento nos estandes de tiro.
Mais do que figuras, as majestades desempenham papel ativo na divulgação cultural, no engajamento e na construção da identidade jaraguense. Representam o orgulho das sociedades, ajudam a fortalecer a participação da comunidade e reforçam, a cada passo, que tradição só permanece viva quando compartilhada, afinal, Ein Prosit!