Com a atuação conjunta de um efetivo de quase 400 agentes das Polícias Militar, Civil, Científica, Penal e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a 40ª Oktoberfest de Blumenau foi marcada pelo alto nível de segurança proporcionado aos visitantes. Mesmo registrando o maior público dos últimos 16 anos, com a passagem de quase 700 mil pessoas pelo Parque Vila Germânica entre os dias 8 e 26 de outubro, a edição de 2025 contabilizou 13 noites consecutivas sem furtos ou qualquer outro crime contra o patrimônio.
“É um resultado que nos orgulha e, ao mesmo tempo, comprova a qualidade desta festa grandiosa e do próprio estado de Santa Catarina, o mais seguro do país. Só temos a comemorar mais esse exemplo para o Brasil, fruto da excelência de nossas forças de segurança e dos investimentos em novas tecnologias”, destacou o governador Jorginho Mello.
De acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), durante os 18 dias de festa foram cumpridos nove mandados de prisão por meio do sistema de reconhecimento facial. O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressaltou que, além das 330 câmeras do sistema de monitoramento da festa, foram configuradas mais 20 câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial, conectadas aos bancos de dados oficiais da SSP-SC, garantindo mais eficiência na identificação de indivíduos com pendências judiciais.
“O sistema de reconhecimento facial é um dos principais projetos idealizados pelo Governo Jorginho Mello para a Segurança Pública, por isso estamos felizes com mais um resultado excepcional alcançado nos testes de viabilidade técnica realizados durante a Oktoberfest, assim como ocorreu em outras grandes festas do estado. Vale destacar também a atuação integrada e competente das forças de segurança, uma condição imprescindível para o sucesso dessa tecnologia e da própria festa como um todo”, completou o secretário.
Drones equipados com reconhecimento facial e totens de emergência também foram utilizados, tanto no Parque Vila Germânica quanto na Rua XV de Novembro.
Celulares recuperados
Um fato curioso registrado na edição deste ano diz respeito aos furtos de celulares, uma das práticas criminosas mais comuns em grandes eventos. De acordo com o balanço da segurança pública, foram registrados 12 furtos de aparelhos, porém, além do baixo índice em relação aos anos anteriores, todos os 12 celulares foram recuperados e devolvidos aos seus respectivos donos, algo inédito na história da Oktoberfest.
Ainda foram lavrados cinco autos de prisão em flagrante, detidos dez indivíduos e lavrados 13 termos circunstanciados por porte e uso de entorpecentes.
Atuação das forças de segurança
Polícia Militar
Com planejamento antecipado a partir da Operação Festas de Outubro, a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 10º Batalhão, além do efetivo da unidade, empregou policiais de diferentes regiões do Estado e contou com o apoio de unidades especializadas, como a Guarnição de Patrulhamento Tático Motorizado (Tático), a Guarnição de Rondas Ostensivas com Ações Motociclísticas (Rocam), a Cavalaria, o Canil e o apoio aéreo do Batalhão de Aviação (BAPM). Teve destaque a prisão de uma quadrilha especializada em furtos de celulares no primeiro fim de semana da festa, contribuindo para a recuperação de diversos aparelhos.
Polícia Civil
Como já é tradição na maior festa alemã do Brasil, a Polícia Civil de Santa Catarina manteve uma sede própria dentro do Parque Vila Germânica, empregando um efetivo de quatro delegados, quatro escrivães e 36 agentes de polícia. A delegacia, montada especialmente para o evento, funcionou durante os 18 dias de festa, permitindo atendimento ágil aos visitantes. Além da estrutura fixa, as equipes de reforço estiveram diariamente presentes para coibir crimes, manter a ordem pública e prestar apoio aos demais órgãos de segurança.
Polícia Científica
A Polícia Científica de Santa Catarina atuou diretamente na segurança do evento, prestando orientações ao público, auxiliando em investigações e realizando perícias relevantes. A equipe esclareceu procedimentos de exame de corpo de delito, explicou o papel da PCISC na identificação de pessoas por meio das câmeras do parque e atuou em ocorrências envolvendo materiais suspeitos e drogas. O trabalho também incluiu orientações sobre boletins de ocorrência e suporte ao reconhecimento facial.
Corpo de Bombeiros Militar
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina coordenou uma ampla operação preventiva e de resposta rápida, com reforço de efetivo, vistorias diárias e estruturas estratégicas de atendimento nos três maiores eventos da região: a 40ª Oktoberfest de Blumenau, a 38ª Fenarreco de Brusque e a 33ª Festa do Imigrante de Timbó. Ao todo, 20 bombeiros militares de diferentes regiões do Estado foram deslocados para apoiar as guarnições locais, permitindo a ativação de segundas viaturas de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio.
Polícia Penal
Pela primeira vez, a Polícia Penal de Santa Catarina contou com uma base operacional fixa dentro do Parque Vila Germânica, garantindo apoio direto e resposta rápida às ocorrências durante o evento. Diariamente, 10 policiais penais estiveram em serviço, entre integrantes do Núcleo de Recapturas (RECAP) e do Núcleo de Operações Táticas (NOT 07). Outro ponto de destaque foi a presença de equipe da Unidade de Monitoramento Eletrônico (UME), responsável pelo acompanhamento em tempo real das tornozeleiras eletrônicas utilizadas por apenados.