Neste domingo (2), os cemitérios municipais de Florianópolis estarão abertos entre 7h e 19h para o feriado de Dia de Finados, que homenageia entes falecidos. Em preparação para a data, a Prefeitura de Florianópolis intensificou, nas últimas semanas, a limpeza dos 13 cemitérios municipais da capital.
A manutenção dos cemitérios é realizada ao longo de todo o ano, com roçagem, limpeza e prevenção a focos de mosquito, evitando proliferação de vetores da dengue, por exemplo. Para dar suporte às famílias na lavação de túmulos no período que antecede o feriado, a administração operacional dos cemitérios disponibiliza caixas estacionárias para resíduos e água para lavação dos túmulos.
Além disso, todos os cemitérios dispõem de sacos de lixo para descarte adequado dos resíduos, tripés e contentores em pontos estratégicos. No Dia de Finados, os locais também contarão com caixas do tipo brooks e sanitários móveis.
Após a pandemia, houve uma queda no número de pessoas que celebram o Dia de Finados nos cemitérios de Florianópolis. Até 2020, a média era de 25 mil pessoas transitando por estes espaços, enquanto, neste ano, a expectativa gira em torno de 10 mil visitantes.
Para estes fiéis, o Cemitério São Francisco de Assis, conhecido como Cemitério do Itacorubi, terá programação especial, com missas às 8h30, 10h, 12h e 15h30. Além disso, estão previstas pregações da Igreja Universal em horários intercalados, bem como a presença de outras entidades religiosas.
Fundado em novembro de 2025, o Cemitério do Itacorubi é o maior de Santa Catarina, com área que ultrapassa os 98 mil metros quadrados, abrigando 35 mil jazigos e mais de 76 mil pessoas sepultadas.
Orientações às famílias e visitantes
A administração municipal solicita aos familiares que ações de limpeza e manutenção de túmulos sejam realizadas até o sábado, para que o domingo possa ser um dia de visitação, passeio e homenagens. Além disso, recomenda-se que nos próximos dias não sejam realizadas reformas ou serviços de manutenção mais complexos, que podem acarretar no acúmulo de resíduos e prejuízo ao tráfego interno.
Para evitar focos de mosquitos, as orientações são para evitar recipientes e adornos que acumulam água e preencher pratos de plantas com areia. O poder público também incentiva que as famílias frequentem os cemitérios o ano todo, contribuindo para a conservação do espaço público.